No momento, você está visualizando Depósitos de sal do Mar Vermelho podem detalhar vida na Terra
Os depósitos de sal estão próximos ao Golfo de Aqaba, a região árabe do Mar Vermelho

Depósitos de sal do Mar Vermelho podem detalhar vida na Terra

Os depósitos de sal do Mar Vermelho podem responder várias questões de como a vida na Terra começou

Cientistas da Universidade de Miami descobriram vários depósitos de sal localizados dentro do Mar Vermelho, um amplo corpo de água entre a África e a Ásia. Este, porém, posicionado a cerca de 1,25 quilômetros (km) de distância do litoral mais próximo. O que então facilitou a condução de um estudo sobre o início da vida na Terra.

“O consenso é o de que a vida originou-se na Terra pelo fundo do mar, em um ambiente quase certamente anóxico. Ou seja, sem oxigênio”, disse o autor primário do estudo, Sam Purkis. Ele é professor de Ciências Marinhas da instituição americana.

“Essas ‘salmouras’, nome dado às piscinas de sal no fundo do oceano, são um ótimo análogo à Terra antiga. Apesar de serem livres de oxigênio, são cheias de uma comunidade de micróbios extremófilos”.

“Extremófilo”, como você já deve ter deduzido, é o tipo de organismo que vive em ambientes inóspitos. Muito extremos, e onde a probabilidade de sobrevivência de animais mais comuns é praticamente nula.

Não por menos, qualquer organismo comum que se aproxime desses depósitos de sal é imediatamente nocauteado ou morto. Sendo mantido fora da configuração química da área e contribuindo para a alta presença de predadores maiores nas proximidades.

Estudos do local seguem em curso

Segundo Purkis, estudar a área de forma extensa pode até mesmo ajudar em desenvolvimentos recentes: os depósitos de sal estão próximos ao Golfo de Aqaba, a região árabe do Mar Vermelho. “Queremos trabalhar com os países que fazem fronteira no Golfo de Aqaba para ampliar a capacidade de avaliação dos riscos de tsunamis e terremotos”, disse Purkis.

Apesar de majoritariamente inabitada, a área vem se urbanizando de forma acelerada, e entender esses registros históricos pode nos ajudar a aferir melhor a previsão desses acontecimentos em tempos modernos. Um estudo sobre os novos depósitos de sal foi publicado no Communications Earth and Environment.