No momento, você está visualizando Deputados da ALMT aprovam RGA de 5,40% para servidores
A ALMT conseguiu, nesta quarta-feira (21), um grande feito ao aprovar a Revisão Geral Anual (RGA) de 5,40% para os servidores estaduais - Foto: Max Russi

Deputados da ALMT aprovam RGA de 5,40% para servidores

A articulação foi conduzida pelo presidente da Casa, deputado Max Russi (PSB), em parceria com os demais parlamentares

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) conseguiu, nesta quarta-feira (21), um grande feito ao aprovar a Revisão Geral Anual (RGA) de 5,40% para os servidores estaduais. A articulação foi conduzida pelo presidente da Casa, deputado Max Russi (PSB), em parceria com os demais parlamentares, e resultou em um índice acima da inflação, algo inédito ao longo dos sete anos do governo Mauro Mendes.

A proposta enviada inicialmente pelo Executivo previa reposição de 4,26%. A partir do diálogo entre deputados, lideranças sindicais e o próprio governador, a ALMT construiu um entendimento que permitiu ampliar o percentual sem comprometer a legalidade do projeto nem o pagamento ainda na folha de janeiro.

Cumprindo o compromisso de dar transparência e previsibilidade ao processo, então Max Russi convocou sessão extraordinária com 24 horas de antecedência. Antes da votação, entretanto, atendeu a um pedido das entidades sindicais e reuniu o Colégio de Líderes para ouvir diretamente os representantes dos servidores.

“Em sete anos, é a primeira vez que conseguimos uma reposição acima da inflação. Não é o cenário ideal, mas é uma vitória concreta, possível e imediata para o servidor”, afirmou o presidente do Parlamento, ao explicar que a apresentação de emendas poderia gerar veto e atrasar o pagamento por meses.

Vitória inédita

De acordo com Max, a opção pelo diálogo evitou riscos jurídicos e garantiu a implantação do reajuste ainda neste mês. “Fomos buscar algo constitucional, legal e que impacta no bolso do servidor agora. O ótimo não pode ser inimigo do bom”, pontuou.

A condução política da Assembleia foi reconhecida publicamente pelas entidades sindicais. Em nome dos sindicatos do Estado, a presidente da Federação Sindical dos Servidores Públicos de Mato Grosso (FESSP-MT), Carmem Machado, destacou o protagonismo do Poder Legislativo.

“É preciso ser justa. Houve empenho real da Assembleia e do presidente Max. Essa é uma vitória inédita, construída com diálogo e respeito aos servidores”, afirmou.

Por fim, Max Russi reforçou que a aprovação da RGA não encerra o debate sobre perdas acumuladas. Mas representa um avanço institucional relevante. “Sabemos que não é possível agradar a todos, mas a Assembleia se uniu, cumpriu seu papel e mostrou que é possível construir soluções. Essa vitória é dos servidores e do Parlamento mato-grossense”, concluiu.