Dicas que vão te ajudar a prosperar e conseguir o seu desenvolvimento profissional
Ao contrário do passado, quando as empresas eram consideradas responsáveis pelo plano de carreira e desenvolvimento profissional de um funcionário, hoje é o colaborador o verdadeiro protagonista da caminhada bem-sucedida.
Entender e se alinhar à cultura da empresa onde trabalha, buscar cursos de atualização e conhecimento sobre novas tecnologias, além disso manter o equilíbrio emocional diante de conflitos cotidianos no mundo corporativo, são essenciais para a carreira em ascensão. Quem garante é o consultor organizacional Louis Burlamaqui.
Com experiência na criação de projetos para mais de 500 organizações do país, ele enumera comportamentos que podem elevar a vida profissional e outros capazes de serem não só motivos de demissões, mas suficientes até para afetar a carreira e fechar portas no mercado para novas oportunidades.
- Entender o jeito da empresa, uma vez que cada corporação trabalha de uma maneira. Assim o funcionário tem de buscar um alinhamento com a cultura da organização
- Entender a função que irá desenvolver e portanto estar consciente do que irá entregar de resultados
- Autoconhecimento – Estar atento sempre às suas lacunas para descobrir o que é preciso melhorar para executar o trabalho e crescer na carreira. Ninguém nasce sabendo, domina tudo, é preciso entender as deficiências para saná-las e avançar sempre
- Trabalhar com pessimismo, fazendo sempre reclamações, fofocas e criando dificuldades para a execução das tarefas
- Criar desculpas recorrentes para a não-performance. Criar sempre motivos diferentes para justificar a falta de conhecimento e o mau desempenho
- Desorganização. O profissional que não tem organização trabalha mais lentamente, obtendo então menor resultado
- Acomodação. Achar que sabe tudo e não buscar treinamentos e cursos de atualização. Estar atento sempre às novas tecnologias, para não ficar para trás.