O Dia do Compositor Brasileiro é celebrado no dia 7 de outubro
O compositor é uma pessoa que cria músicas, seja a letra ou a sua melodia. Sendo assim, a data é uma homenagem aos artistas brasileiros que se imortalizaram como mestres da composição musical.
Em contrapartida, o Dia Mundial do Compositor é comemorado em 15 de janeiro, no entanto, o Brasil é o berço de grandes compositores, merecendo uma data especialmente dedicada a esses nomes.
Origem do Dia do Compositor Brasileiro
Essa data foi criada em 1948 pelo cantor e compositor Herivelto Martins, que integrou a União Brasileira dos Compositores (UBC), então, na década de 40.
Segundo sua filha, Yaçanã Martins, o pai foi um grande incentivador da música brasileira, por exemplo, e colaborou grandemente para a valorização dos músicos no país. Ela disse, certa vez: “Ele não só criou a data como fundou a União Brasileira de Compositores e ajudou a regulamentar a profissão. Pixinguinha cruzava com ele na rua e dizia: ‘devo a minha aposentadoria a esse homem’. Ele foi muito importante, foi um grande político sem ser político”.
Compositores brasileiros famosos
São muitos os nomes importantes na história da composição brasileira, portanto, é difícil fazer uma seleção de músicos sem que faltem pessoas importantes.
No entanto, listamos alguns compositores e compositoras essenciais na construção de nossa história musical.
- Heitor Villa-Lobos
- Chico Buarque
- João Gilberto
- Maria Bethânia
- Rita Lee
- Cássia Eller
- Tom Jobim
- Tiago Iorc
- Marisa Monte
- Caetano Veloso
- Adriana Calcanhoto e muitos outros.
Importância dos direitos autorais dos compositores
A BMG Company, anunciou um acordo com a icônica cantora Tina Turner. Aliás, o novo contrato envolve os direitos autorias sobre as músicas e a imagem de Tina.
De acordo com nota publicada no site oficial, a empresa detalha: “O acordo significa que o BMG será um parceiro em todos os interesses musicais de Tina Turner. A transação inclui a participação artística de Tina Turner em suas gravações, a participação de redatora de publicações musicais e, ainda mais os direitos conexos e nome, imagem e semelhança. Os trabalhos solo de Tina Turner compreendem dez álbuns de estúdio, dois álbuns ao vivo, duas trilhas sonoras e cinco compilações, que juntos já venderam mais de 100 milhões de discotecas. Warner Music continua a ser sua gravadora”.
O anúncio pegou a todos de surpresa, já que a cantora tem uma parceria vigente com a Warner Music. Apesar disso, o contrato com a BMG contempla a proteção das obras musicais da diva e todo o seu trabalho.
Em nota para a própria gravadora, Tina afirmou: “Como qualquer artista, a proteção do trabalho da minha vida, minha herança musical, é algo pessoal. Estou confiante de que, com a BMG e a Warner Music, meu trabalho está em mãos profissionais e qualificada.” A empresa disse que visa maiores divulgações das canções de Tina Turner, sobretudo, no mundo digital com os serviços de streaming e redes sociais.