O Dia das Crianças deve aquecer as vendas nas próximas semanas com os consumidores dispostos a dar presentes mais caros este ano
O Dia das Crianças, próximo 12 de outubro, deve trazer um incremento nas vendas de cerca de 10% em média no comércio de Rondonópolis, na comparação com o mesmo período em 2022. É o que aponta o mais recente levantamento feito pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), junto aos lojistas, na última semana. Dos itens mais citados na pesquisa informal, se destacam os brinquedos, roubas e itens de informática.
A data representa a última festa comemorativa antes do Natal e, por isso, dá ao mercado de consumo as primeiras impressões de como será o desempenho das vendas no final do ano. Com a ascensão dos smartphones e computadores focados em jogos online, a procura pela tecnologia disparou, segundo afirma um lojista entrevistado, especializado no ramo. “Estamos confiantes. Hoje, a garotada é antenada, ligada nos games. Para nós é um mês bem chamativo, estamos projetando crescimento”, diz.
Seguindo a tendência nacional (conforme pesquisa abaixo), na liderança do ranking, porém, ainda estão as roupas e os calçados, seguidos dos brinquedos. “As expectativas são as melhores. Já estamos lançando promoção focados nesta reta final do ano. Partindo deste mês como a primeira grande data para aquecer os motores”, diz outro lojista. “Quanto a percentual, partimos, também, destes 10%, mas sendo ainda mais otimistas, estamos projetando incremento entre 15% a até 20%”, completa o entrevistado, atuante no ramo de roupas, confecções e calçados.
“Até 40%”
Ainda das promoções, parte dos entrevistados diz pensar em unir Dia das Crianças e, por que não o outubro rosa?!. Em segmentos que atendem público variado, esta pode ser uma boa estratégia. “Gerar fluxo de consumidores, temas nas redes, campanhas que movimentem as redes e a conscientização… Tem tudo a ver”, argumenta uma lojista.
Fora da média, no recorte por segmento específico tem lojista local ainda mais otimista neste Dia das Crianças. Um dos entrevistados é do ramo de bicicletas e acessórios esportivos focado na modalidade do ciclismo. “Para mim, especificamente, a data faz toda a diferença. No meu caso, a “bike” está voltando à preferência dos pais, para tirar as crianças um pouco da frente dos aparelhos eletrônicos, como celular, TV, computador. Por isso, minha projeção fica entre 35% e 40%”, diz. Segundo este entrevistado, o Dia das Crianças, junto com o Natal, representa a principal data festiva do ano.
Nacional
Em todo o Brasil, o Dia das Crianças deve aquecer as vendas nas próximas semanas com os consumidores dispostos a dar presentes mais caros este ano. Uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com a Offerwise, em todas as capitais, aponta um crescimento nos gastos com compras para a data. De acordo com o levantamento, 73% dos consumidores pretendem comprar algum presente para o Dia das Crianças. Com isso, a data deve movimentar R$ 18,8 bilhões no comércio (em 2022 a movimentação estimada foi de R$ 13,7 bilhões).
Em média, os consumidores pretendem comprar 2,3 presentes e gastar cerca de R$ 343 nas compras (um aumento de R$ 101 em relação a 2022). De acordo com o levantamento, entre os entrevistados que vão comprar presentes, um terço (40%) pretende gastar o mesmo valor que no ano passado e 14% têm a intenção de gastar menos. Já 33% planejam gastar mais do que no Dia das Crianças de 2022.
Perfil dos consumidores
De acordo com os consumidores, os principais motivos para gastar mais são: comprar um presente melhor (39%), comprar mais presentes (38%) e aumento do preço dos produtos (37%). Enquanto os que pretendem gastar menos justificam pelo orçamento apertado (27%), outras prioridades de compra (20%), pagar dívidas em atraso (20%) e economizar (18%).
A maioria pagará os produtos à vista (78%), principalmente com PIX (40%, sobretudo entre os mais jovens), dinheiro (33%) e cartão de débito (32%). Por outro lado, 42% planejam pagar parcelado, principalmente com o cartão de crédito (37%).
De acordo com os consumidores entrevistados, 44% pretendem comprar roupas e/ou calçados, 42% bonecas/bonecos, 26% jogos de tabuleiro/educativos e 22% aviões/carrinhos de brinquedo. Destes, 49% pretendem presentear o filho(a), 39% o sobrinho(a) e 20% o(a) afilhado(a).