No momento, você está visualizando DIA DO CAFÉ: sabor, história e a tradição que vão do campo à mesa
Dia do Café: Quente ou frio, coado ou expresso, cada gole de café carrega uma história de identidade. Descubra como a bebida mais tradicional

DIA DO CAFÉ: sabor, história e a tradição que vão do campo à mesa

Quente ou frio, coado ou expresso, cada gole de café carrega uma história de identidade. Descubra como a bebida mais tradicional chega até a sua casa

Nesse dia do café vamos saborear, seja pela manhã, após o almoço ou no fim da tarde, poucos hábitos tão enraizados na cultura brasileira. O aroma envolvente e o sabor marcante fazem desta bebida um verdadeiro combustível para o dia a dia.

Ao longo dos séculos, o café foi se tornando um símbolo de acolhimento e confraternização. Se fazendo presente em encontros familiares, reuniões de amigos ou em momentos de pausa no trabalho. A variedade de maneiras de se preparar ou degustar o café expressa a riqueza da tradição. Bem como a relevância que a bebida tem na vida cotidiana dos brasileiros.

Expressão da identidade brasileira que se renova a cada xícara compartilhada, o café marcou sua presença na história do Brasil. Isto é, o maior exportador de café do mundo, sendo a segunda bebida mais consumida no país. Sua relevância na economia e na cultura cotidiana fez com que fosse necessário a celebração de um dia só seu.

Dia do Café

Dia 14 de abril é comemorado, então, o Dia Mundial do Café, para homenagear a bebida e seus produtores. Além de destacar o seu papel na economia e cultura mundial. Mesmo de caráter comemorativo, a data também traz à tona portanto tópicos importantes a respeito para além de seu consumo. Como o plantio, a produção e todo o processo que feito para que a bebida chegue do campo à sua mesa.

Do campo

O processo que resulta em uma xícara perfeita começa muito antes do primeiro gole. Tudo inicia na escolha dos melhores grãos, cultivados com dedicação para garantir qualidade e sabor incomparáveis. A jornada começa no campo, passando por uma cuidadosa colheita, passando por uma colheita criteriosa. Assim, apenas os grãos no ponto ideal de maturação selecionados para garantir sabor e qualidade excepcionais.

À Mesa

Cuidadosamente colhidos, os grãos passam por um processo de secagem, torra e moagem, os quais têm o objetivo de maximização do seu potencial sensorial. A torra, um dos momentos mais importantes do processo, é responsável por liberar os sabores e aromas únicos que definem o perfil de cada café.

Uma vez finalizado, o café segue para diferentes modos de preparo, seja no coador tradicional, aeropress ou em máquinas de expresso. Quando chega à mesa, é você quem decide como vai se dar, efetivamente, o consumo: se prefere quente ou frio, forte ou mais fraco, com ou sem açúcar, à sua maneira. A xícara torna-se o ponto de encontro de histórias, risos e reflexões, simbolizando a conexão entre o campo e o cotidiano, entre o trabalho árduo e o prazer de saborear cada gole.

Versatilidade sem perder a essência

Além da clássica xícara quente, o café também pode ser apreciado de diversas formas como um café gelado, espresso, gourmet ou até em receitas especiais, ele se adapta a diferentes momentos. A relação dos brasileiros com o café vai além do simples hábito de beber, é um momento de conexão, de pausa e até de inspiração. Seja para começar o dia com energia ou para acompanhar boas conversas, o café é uma presença constante nas mais diversas situações, capaz de transformar um simples gesto em um ritual cheio de significado.