Os eventos do Dia Internacional do Idoso irão acontecer em todos os CRAS da cidade e seguirão os protocolos de biossegurança
Antes de mais nada, a programação para comemorar o Dia Internacional do Idoso começa nesta sexta-feira (1), das 9h as 11h, no Centro de Referência em Assistência Social do bairro Santa Maria. Em outras palavras, as atividades seguem nos dias 5, 7 e 19 de outubro nos CRAS dos bairros Cristo Rei, Jardim Glória e São Mateus, respectivamente.
Sendo assim, o objetivo é iniciar a discussão sobre coisas como: aposentadoria, abandono, convívio familiar, a assistência social e questões ligadas a saúde.
A secretária destacou a importância de iniciar debates de políticas públicas que contemplem com respeito os mais velhos, já que esse público vem aumentando.
Nesse sentido, para a coordenadora do Programa de Atenção Básica, Bernadete Miranda, os eventos em comemoração ao Dia Internacional do Idoso acontecerão de forma descentralizada, devido a pandemia. Mas seguindo todas os protocolos de biossegurança, como distanciamento, uso de máscara e álcool em gel, e sobretudo, com número reduzido de participantes.
Encontros com idosos que participam dos projetos idealizados pela Prefeitura Municipal de Várzea Grande, acontecerão durante todo o mês. Juntamente com profissionais de diversas áreas eles irão discutir a temática: “Rede Intersetorial de Proteção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa em Várzea Grande”
Dia Internacional do Idoso
Aliás, a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu a data em 1991. Em suma, o propósito é sensibilizar a população do mundo para a necessidade de cuidar dos carinhosamente pertencentes ao segmento da terceira idade.
Anteriormente, o Dia do Idoso era celebrado no dia 27 de setembro. A comemoração mudou para o dia 1o de outubro por causa aprovação da Lei nº 10.741. Ao mesmo tempo que o Estatuto do Idoso ganhou espaço, o Conselho Nacional do Idoso nasceu após essa mudança.
Como resultado, essa legislação abriu espaço para o Estado brasileiro fortalecer a rede internacional de luta em defesa dos direitos de quem tem mais experiência de vida.