Você está visualizando atualmente Dia do Idoso será comemorado com atividades em Várzea Grande
Os eventos do Dia Internacional do Idoso irão acontecer em todos os CRAS da cidade de Várzea Grande

Dia do Idoso será comemorado com atividades em Várzea Grande

Os eventos do Dia Internacional do Idoso irão acontecer em todos os CRAS da cidade e seguirão os protocolos de biossegurança

Antes de mais nada, a programação para comemorar o Dia Internacional do Idoso começa nesta sexta-feira (1), das 9h as 11h, no Centro de Referência em Assistência Social do bairro Santa Maria. Em outras palavras, as atividades seguem nos dias 5, 7 e 19 de outubro nos CRAS dos bairros Cristo Rei, Jardim Glória e São Mateus, respectivamente.

Sendo assim, o objetivo é iniciar a discussão sobre coisas como: aposentadoria, abandono, convívio familiar, a assistência social e questões ligadas a saúde.

A secretária destacou a importância de iniciar debates de políticas públicas que contemplem com respeito os mais velhos, já que esse público vem aumentando.

Nesse sentido, para a coordenadora do Programa de Atenção Básica, Bernadete Miranda, os eventos em comemoração ao Dia Internacional do Idoso acontecerão de forma descentralizada, devido a pandemia. Mas seguindo todas os protocolos de biossegurança, como distanciamento, uso de máscara e álcool em gel, e sobretudo, com número reduzido de participantes.

Encontros com idosos que participam dos projetos idealizados pela Prefeitura Municipal de Várzea Grande, acontecerão durante todo o mês. Juntamente com profissionais de diversas áreas eles irão discutir a temática: “Rede Intersetorial de Proteção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa em Várzea Grande”

Dia Internacional do Idoso

Aliás, a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu a data em 1991. Em suma, o propósito é sensibilizar a população do mundo para a necessidade de cuidar dos carinhosamente pertencentes ao segmento da terceira idade.

Anteriormente, o Dia do Idoso era celebrado no dia 27 de setembro. A comemoração mudou para o dia 1o de outubro por causa aprovação da Lei nº 10.741. Ao mesmo tempo que  o Estatuto do Idoso ganhou espaço, o Conselho Nacional do Idoso nasceu após essa mudança.

Como resultado, essa legislação abriu espaço para o Estado brasileiro fortalecer a rede internacional de luta em defesa dos direitos de quem tem mais experiência de vida.