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Quase 60% dos consumidores mato-grossenses devem comprar algum presente para o próximo Dia dos Pais, celebrado no segundo domingo do mês - Foto: Arquivo Agência Brasil

Dia dos Pais deve movimentar R$ 400 mi no comercio em Mato Grosso

Quase 60% dos consumidores mato-grossenses devem comprar algum presente para o próximo Dia dos Pais, celebrado neste domingo, 11 de agosto

Segundo pesquisa de ‘Intenção de Consumo para o Dia dos Pais’, realizada pelo Sebrae, Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Mato Grosso, o comércio deve movimentar quase 400 milhões de reais neste período, cerca de 207% a mais que no mesmo período do ano passado.

Tanto para os grandes varejistas quanto para os pequenos comerciantes do varejo, veem o Dia dos Pais como uma oportunidade para impulsionar as vendas e movimentar a economia local.

O levantamento mostra que a preferência da maioria por presentes voltados ao setor de vestuário. Seguido de calçados, depois perfumaria e eletrônicos.

As lojas de departamento lideram a busca dos consumidores na hora da compra, com 57%. Porém, outros principais pontos de preferências entre os consumidores, são as lojas online e os pequenos comércios locais.

A expectativa de gastos com presentes para o dia dos pais em 2024 deve atingir uma média de 261 reais por pessoa, 74% a mais do que o ano passado.

De acordo com levantamento realizado pelo Sebrae, a maioria dos mato-grossenses, ou seja, 42%, pretende gastar entre 200 a 499 reais, outros 38% afirmaram gastar até 199 reais. Apenas 10% responderam gastos acima de 500 reais.

O Dia dos Pais representa uma oportunidade para o setor empresarial, principalmente para os pequenos empreendedores aumentarem seus lucros com suas lojas ou serviços.

Compras seguras

E como toda essa movimentação decorrente de uma das datas comemorativas mais importantes para o varejo, os golpistas entram em cena, principalmente no mundo online.

Segundo Thiago Medeiros, diretor de negócios da Worldpay Brasil, “com o surgimento de novos produtos digitais. Além dos golpistas têm aproveitado as oportunidades nesse mercado, especialmente na obtenção de dados de pessoas físicas e jurídicas”.

E mesmo que os meios digitais já possuam diversas camadas que assegurem a privacidade, o especialista pontua que, para se proteger, os consumidores devem:

  • Desconfiar de sites novos que oferecem descontos muito atrativos;
  • Realizar compras em sites conhecidos e certificados;
  • Evitar abrir ou compartilhar links e vídeos de remetentes desconhecidos;
  • Verificar se o endereço do site corresponde ao nome da loja onde se está comprando.