Ênfase do Dia da Internet de 2024 recaiu sobre a importância de se manter atualizado sobre ameaças cibernéticas e práticas de segurança
Construir uma internet mais positiva, com o uso consciente e responsável por todos que acessam a web sem ameaças cibernéticas. Pensando nisso que a rede europeia Insafe criou o Dia da Internet Segura. Em 2024, o dia, na verdade, abarca dois dias: esta terça (06) e quarta-feira (07).
Veja abaixo, mais detalhes:
A cada ano, o tema do Dia da Internet Segura enfoca aspectos específicos da segurança digital. Mas em 2024, a ênfase recaiu sobre a importância de se manter atualizado em relação às últimas ameaças cibernéticas e adotar práticas de segurança proativas.
Contudo, para você ter uma ideia, uma pesquisa realizada pela Proofpoint, especializada em cibersegurança, identificou que em 2023 mais de 70% das organizações brasileiras sofreram pelo menos um ataque de phishing. No mundo, o número sobe para 80%, conforme levantamento.
A celebração da data que acontece em mais de 200 nações, está em sua 21ª edição global e na 16ª no Brasil. Seu objetivo é mobilizar atores públicos e privados na promoção de ações de conscientização sobre o uso seguro, ético e responsável das tecnologias da informação e comunicação.
Segurança de crianças e adolescentes na internet
Outro dado importante: aumento de denúncias de imagens de abuso e exploração sexual infantil online, em 2023, o maior já registrado em 18 anos. A informação consta num relatório divulgado pela Safernet, ONG em prol dos direitos humanos na internet. Dessa maneira, o documento explora o cenário da violência sexual online e o impacto da inteligência artificial (IA) neste contexto.
Proteção à infância num contexto de ascensão da IA generativa, uso excessivo de telas e enfrentamento à violência sexual online estão entre os temas que serão discutidos no evento hub do Dia da Internet Segura 2024 no país, organizado pela Safernet Brasil, com correalização do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br).