Você está visualizando atualmente Dia Mundial do Câncer alerta para importância da prevenção
O dia 4 de fevereiro foi escolhido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para ser o Dia Mundial de Combate ao Câncer

Dia Mundial do Câncer alerta para importância da prevenção

Diagnóstico do Câncer tardio dificulta o controle da doença no Brasil

O dia 4 de fevereiro foi escolhido pela OMS para o Dia Mundial de Combate ao Câncer e a SBOC. Desse modo, aproveita a data para fazer um alerta sobre o diagnóstico precoce para o enfrentamento da doença. 31% dos mais de 760 oncologistas clínicos entrevistados para um censo consideram o diagnóstico tardio como um dos principais problemas para o controle do câncer no Brasil.

Entre os oncologistas, 19% apontam falhas no acesso e qualidade dos exames de detecção e controle do câncer. Assim, os 5% se queixam da falta de campanhas ou programas eficientes de conscientização e prevenção. Além da baixa adesão da população aos programas de prevenção e tratamento já existentes. Portanto o maior problema apontado pela pesquisa realizada no ano passado foi a dificuldade de acesso a novos tratamentos.

Segundo a Presidente da SBOC, Anelisa Coutinho, o censo permitiu que a entidade conhecesse os desafios apresentados pelos profissionais.

Para contribuir e fortalecer o tratamento do câncer no Sistema Único de Saúde (SUS), a SBOC vai oferecer, por meio de uma dessas parcerias, um treinamento virtual sobre oncologia clínica direcionado para os agentes comunitários de saúde. O conteúdo disponibilizado pelo aplicativo Con.te, que é uma plataforma voltada a esses profissionais e mantida pelo Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) e Grupo Laços.

Câncer de mama

Após Dia Mundial, definiram o dia 5 de fevereiro como o Dia Mundial da Mamografia. E mais uma oportunidade para reforçar a necessidade da prevenção. O câncer de mama é o subtipo mais comum da doença entre as mulheres. O INCA estima que o Brasil tenha cerca de 700 mil novos casos de câncer por ano entre 2023 e 2025.

O câncer é a segunda doença que mais mata no mudo, com cerca de 9,6 milhões de mortes anuais. Mama é o primeiro mais incidente, atingindo 10,5% da população, seguido do câncer de próstata, com 10,2%.

De acordo com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), entre 30% e 50% dos cânceres podem ser evitados por meio da implementação de estratégias baseadas na prevenção. Por isso, as entidades médicas aproveitam essas datas para reforçar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce.

Fonte: Agência Brasil