No momento, você está visualizando Dia Nacional dos Direitos Humanos reforça a luta por dignidade, diz Max Russi
Dia Nacional dos Direitos Humanos convida à reflexão sobre os avanços e os desafios para garantir uma sociedade mais justa

Dia Nacional dos Direitos Humanos reforça a luta por dignidade, diz Max Russi

Dia Nacional dos Direitos Humanos convida à reflexão sobre os avanços e os desafios para garantir uma sociedade mais justa e inclusiva no Brasil e em MT

O Dia Nacional dos Direitos Humanos, celebrado nesta segunda-feira (12), reforça o compromisso coletivo com a dignidade humana. A liberdade e a igualdade são como pilares de uma sociedade democrática. Mais do que princípios legais, os direitos humanos são um pacto civilizatório que assegura o respeito à existência de cada indivíduo. Independentemente de origem, religião, gênero, condição social ou ideologia.

Em tempos de transformações aceleradas  tanto sociais quanto tecnológicas  a necessidade de reafirmar valores fundamentais se torna ainda mais urgente. Liberdade de expressão, justiça social, acesso à educação, saúde, segurança e trabalho digno são elementos essenciais para garantir uma vida plena.

Portanto, a defesa dos direitos humanos ultrapassa fronteiras ideológicas. Ela fortalece a coesão social e combate o avanço da intolerância e do medo. Questões contemporâneas como proteção ambiental, inclusão digital, defesa dos povos originários e combate à discriminação também fazem parte dessa agenda global.

Em Mato Grosso, a Assembleia Legislativa destaca o papel fundamental do Estado na promoção da dignidade por meio da geração de emprego, renda e políticas públicas integradas. “Quando garantimos o direito de um, fortalecemos o direito de todos”, reforça o posicionamento institucional.

A data se transforma em um convite à reflexão e à ação, para que a sociedade continue avançando em direção a um futuro ainda mais justo, inclusivo e solidário para todos.