A maioria dos consumidores deve investir R$ 350 para celebrar a data. Perfumes, chocolates e doces, roupas e acessórios, flores estão no topo da preferência
Levantamento feito pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Mato Grosso (Sebrae/MT), aponta que o Dia dos Namorados – celebrado em 12 de junho – vai muito além de uma data comemorativa para casais. Em 2025, cerca de 46% da população no estado devem ir às compras na última grande data comercial do primeiro semestre. Portanto, a estimativa de movimentação financeira é de R$ 137 milhões na economia local.
Especialistas destacam que os setores de comércio varejista e serviços serão mais impactados. Dois terços dos consumidores indicaram que vão adquirir presentes. Ou seja, perfumes (63%), chocolates (35%), roupas e acessórios (27%) e flores (16%) estão no topo das preferências. Outros 13% dos entrevistados vão investir em jantares, cinema e viagens com seus companheiros. O restante vai combinar as duas formas e conciliar produtos com experiências especiais.
De acordo com a analista técnica do Sebrae Mato Grosso, Marielly Fonseca, o apelo emocional do Dia dos Namorados é fundamental para alavancar a captura de clientes e o faturamento.
Embora o ticket médio de gastos com produtos e serviços relacionados ao dia 12 de junho seja de R$ 430, mais da metade dos consumidores vai destinar cerca de R$ 350. Segundo a pesquisa, 45% dos casais vão fazer pesquisas de preço antes da compra. No processo de decisão, a qualidade do produto e as promoções são os principais fatores de influência.
Para se ter ideia, quase 60% dos respondentes afirmaram que ofertas atrativas podem fazê-los mudar de ideia em relação na hora da compra de um determinado item. O cenário é decorrente da instabilidade econômica que afeta as finanças da população. Mesmo com cifras expressivas, a estimativa de incremento na economia caiu 43% no comparativo com 2024. Já a intenção de compra retraiu 3 pontos percentuais.
Oportunidades para empreender
O público diversificado que pretende comemorar o Dia dos Namorados abre caminhos para que os pequenos negócios adaptem seus produtos, serviços e preços à realidade local para ganhar receitas. Conforme o estudo, 4 em cada 10 casais devem realizar as compras na véspera do Dia dos Namorados. Dessa forma, reforça a importância de ações promocionais e de comunicação, sobretudo na reta final.
Na visão da gestora de pesquisas temáticas do Núcleo de Inteligência de Mercado do Sebrae/MT, Jaqueline Trentino, o empreendedor deve expandir os canais de pagamento para atender todos os clientes. “Outro ponto de destaque valorize o atendimento personalizado. Muitas vezes, o diferencial competitivo do pequeno negócio é o cuidado para com o cliente e a escuta ativa para melhorar a sua experiência”, diz.
Sobre a pesquisa
A pesquisa foi conduzida via entrevistas telefônicas, entre os dias 1º e 30 de abril de 2025, em todo o estado de Mato Grosso. Entrevistaram 996 residentes, maiores de 18 anos. Para a sondagem utilizou-se a metodologia quantitativa, com margem de erro de 5% para 95% de confiança.