Levantamento aponta que cerca de 250 mil pessoas devem ir às compras na capital para Dia dos Pais
O comércio de Cuiabá deve registrar aquecimento nos próximos dias com as vendas para o Dia dos Pais, celebrado em 10 de agosto. Segundo pesquisa da Câmara de Dirigentes Lojistas de Cuiabá (CDL), a movimentação financeira esperada neste ano é de R$ 138,9 milhões. Ou seja, um crescimento de R$ 8,9 milhões em relação ao mesmo período de 2024.
Levantamento realizado pelo Núcleo de Inteligência de Mercado da entidade, aponta que cerca de 250 mil pessoas devem ir às compras na capital mato-grossense. A intenção de compra aumentou entre os consumidores: 54,43% afirmam que vão adquirir presentes, e metade pretende gastar mais que no ano passado.
“O ticket médio geral de 2025 está estimado em R$ 555,08, pelo menos R$ 135,00 a mais que em 2024, quando o ticket médio ficou em R$ 415,18”, explica o presidente da CDL Cuiabá, Júnior Macagnam.
De acordo com o superintendente da CDL, Marcelo Carrijo, o levantamento também traça o perfil de quem compra: 74% dos consumidores vão presentear o próprio pai, mas também foram mencionados marido (20%), mãe (5,7%) e filhos (3,3%). A maioria (72%) deve comprar apenas um presente; outros 22,6% planejam adquirir dois itens.
Roupas (44,2%), perfumes e cosméticos (34,1%), calçados (14,9%), acessórios (5,7%) e eletrônicos (3,3%) lideram a lista dos produtos mais procurados. Outros 9,6% buscam itens diversos, enquanto 8,1% ainda não definiram o que comprar.
Critério da escolha dos presentes
O desejo da pessoa presenteada é o principal critério de escolha para 82,6% dos entrevistados. Qualidade e marca do produto (16,3%) e preço (7,2%) vêm logo em seguida. Já na escolha do local da compra, pesam fatores como preço e prazo de entrega (22,6%), variedade de produtos (21,6%), e a facilidade na compra (21,1%).
As lojas físicas seguem como preferência da maioria (80,7%), enquanto compras pela internet aparecem com 17,3%. Quanto à forma de pagamento, o cartão de crédito lidera (35,6%), seguido pelo Pix (32,6%) e cartão de débito (15,8%).
A pesquisa mostra ainda que 51,9% dos consumidores pesquisam preços antes de comprar. Destes, 37,2% já iniciaram a busca, enquanto 29% farão isso na semana anterior à data comemorativa. As lojas físicas lideram como canal de pesquisa (51,3%), seguidas pelos sites de busca (43,1%).
Na hora de comemorar, 78,7% pretendem celebrar em casa. Outros 14,9% vão a restaurantes e 7,4% planejam passeios ou viagens, como para a Chapada dos Guimarães.
Para o comércio de Cuiabá, a expectativa é de uma temporada forte de vendas, impulsionada por uma data tradicionalmente marcada pelo afeto – e, em 2025, também por uma maior disposição para gastar.