A primeira etapa da programação do Dias de Campo abordarão os temas de olericultura, piscicultura e pecuária de corte na região oeste de MT
A partir desta quinta-feira (9) inicia a programação de Dias de Campo, que é uma realização da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT), em parceria com os Sindicatos Rurais. A primeira etapa que vai de 9 a 11 de junho ocorrerá em municípios da região oeste do Estado.
Nessas datas serão dois eventos de Dias de Campo simultaneamente. Na quinta-feira serão nas cidades de São José dos Quatro Marcos, sobre olericultura; enquanto que em Comodoro, o tema é piscicultura. Na sexta-feira, haverá Dias de Campo em Figueirópolis d’Oeste, sobre pecuária de corte; e Nova Lacerda, sobre piscicultura. A programação de sábado, no entanto, contará com eventos em Jauru e São José dos Quatro Marcos, ambos sobre pecuária de corte.
100 eventos de Dias de Campo
Os Dias de Campo ocorrerão no período matutino, aliás são gratuitos ao público, destinados a parceiros, estudantes das ciências agrárias e todos os produtores rurais, mesmo que não sejam atendidos pela ATeG. Assim, os interessados devem procurar o Sindicato Rural que atende cada um dos municípios. No caso de Figueirópolis d’Oeste é o Sindicato de Araputanga e quem atende Nova Lacerda é o Sindicato Rural de Comodoro. As demais cidades possuem Sindicatos locais.
De acordo com o coordenador da ATeG do Senar-MT, Armando Urenha, os participantes poderão esclarecer dúvidas e aprofundar conhecimentos. “Os Dias de Campo ocorrem em propriedades atendidas pela ATeG. O que é desenvolvido naquela propriedade será compartilhado com o público presente. Os participantes poderão levar aquele conhecimento adquirido para então aplicar no dia a dia da sua propriedade”.
Em seguida, a ideia é que em 2022 ocorram 100 eventos de Dias de Campo, sobre nove cadeias produtivas, entre os meses de junho e julho. A primeira etapa é entre os dias 9 e 11 de junho, e a segunda etapa entre os dias 28 de junho e 14 de julho. Ao longo da programação, haverá dias com até oito eventos acontecendo ao mesmo tempo no Estado.
Principais temas nas cadeias produtivas da primeira etapa
Bovinocultura de corte – na área de corte serão tratados dois principais temas, isto é: nutrição e manejo de tropa. Dessa forma, os pecuaristas ampliarão conhecimento sobre concentrados energéticos, fórmulas de suplementos, estimativa de consumo, embuçalar e cabrestear, guia ou redondel etc.
Olericultura – os olericultores aprenderão sobre manejo de irrigação e produção de mudas. Em outras palavras, sobre a operação do equipamento de irrigação, determinação de umidade no solo, manejo das mudas e do viveiro; além disso, os tipos de substratos utilizados e seus tratamentos etc.
Piscicultura – os principais temas serão sobre manejo sanitário, bem como o beneficiamento da produção. Dentro desses assuntos estão a importância do vazio sanitário, qualidade da água, povoamento de viveiro, vacinação para peixe, legislação básica de pescado, pré e pós despesca, principais cortes, agregação de valor.
Programação da primeira semana
Semana 1
09/06
São José dos Quatro Marcos – olericultura
Comodoro – piscicultura
10/06
Figueirópolis d’Oeste – pecuária de corte
Nova Lacerda – piscicultura
11/06
Jauru – pecuária de corte
São José dos Quatro Marcos – pecuária de corte
Fonte: ASCOM Senar