Veja algumas dicas de fim de ano para o recesso ser mais relaxante
Organize-se e planeje o uso do dinheiro, planejar é uma das dicas para não se enrolar com as contas de fim de ano. Assim também não se empolgar demais com a renda extra e acabar não aproveitando bem o valor. O objetivo do planejamento não é não comprar, mas criar uma estratégia para os gastos.
Confira se o valor recebido é o suficiente para tudo o que precisa comprar e pagar. Caso não seja, reveja sua lista de compras. Cuidado com os parcelamentos, afinal, essa renda extra costuma entrar apenas no final do ano.
Encerrar o trabalho e continuar pensando nele pode ser um tanto desgastante. Para manter os pensamentos onde eles devem estar, é importante se programar para o período em que estiver longe. Um bom começo é fazer uma lista de tarefas já com uma previsão de cada entrega, assim você consegue visualizar o que pode ser adiantado e o que precisará ser delegado ou postergado.
Além disso, não esqueça de deixar uma resposta automática programada para quem enviar mensagens ou e-mails durante as semanas em off. Se você ainda têm alguns dias de trabalho na próxima semana, vale aproveitar essas dicas.
É momento de se desconectar, literalmente. Ou seja, entenda que você merece descanso e esse é seu tempo de restauração física e mental. Se for fazer uma viagem, ir para lugares mais isolados é uma boa pedida. Desative suas notificações, fique longe do celular e outros aparelhos eletrônicos. Caso tenha o e-mail ou chats compartilhados com as equipes de trabalho, vale a pena fazer o logout.
Comece a pensar em 2022
Final de ano é o momento ideal para fazer um balanço das grandes conquistas do período e já começar a pensar no que precisa ser diferente para o próximo ciclo. Assim, separar um tempo para planejar o futuro é importante para continuar realizando seus sonhos. Crie uma atmosfera agradável, vá para um espaço tranquilo, dê o play em uma boa música, prepare uma bebida que goste e, sobretudo, planeje os caminhos para alcançar seus objetivos.