Quando os dias quentes chegam, você fica na dúvida sobre o que fazer para refrescar os ambientes da sua casa, não é?
Para deixar o lar mais agradável, é possível refrescar os ambientes da casa com algumas dicas simples e que não fazem mal nem para o meio ambiente e nem para o seu bolso.
Inclusive, parece que a cada ano que passa, o calor parece ficar ainda mais impiedoso, por isso você precisa tomar algumas atitudes para combatê-lo.
Use plantas dentro de casa
As plantas podem não ser apenas um ponto de sua decoração! Elas têm a capacidade de baixar a temperatura dos cômodos!
Você pode usar tanto vários vasos distribuídos pela casa quanto concentrados em apenas um espaço. Só lembre que dependendo da espécie, a planta pode gostar de maior incidência solar ou menos.
Para montar uma área verde perto das janelas da sala ou dos quartos, escolha plantas como orquídeas, espada-de-são-jorge, filodendro, lírio-da-paz, dracena, entre outros.
Sempre tenha em mente que plantas muito grandes em locais pequenos não é uma boa ideia, pois pode deixar o lugar mais abafado!
Use lâmpadas frias
As lâmpadas também produzem calor, portanto interferem diretamente na temperatura de um espaço.
Logo, a melhor solução é substituir as lâmpadas incandescentes (quentes) pelas fluorescentes (brancas). Tais opções são mais econômicas e esquentam bem menos.
Caso queira ser ainda mais sustentável, pode apostar por lâmpadas LED, que além de frias e econômicas, são recicláveis!
Além de tudo isso, procure deixar as luzes apagadas durante o dia, aproveitar a iluminação natural e a entrada de ar pelas janelas abertas.
Opte por cores claras e tecidos mais finos
Entenda: quanto mais escura a cor, mais energia ela absorve. Por conta disso, a dica é investir em cores claras, como branco, bege, marfim e tons pastéis, pois eles refletem a incidência de luz.
Ou seja, para refrescar os ambientes, escolha cores claras, especialmente nas paredes.