No momento, você está visualizando Dicas práticas para se preparar para o Enem
A menos de dois meses das provas, essas 10 dicas vão te ajudar a se preparar para o Enem e ingressar no tão sonhado ensino superior

Dicas práticas para se preparar para o Enem

Entre as dicas para se preparar para o Enem, refazer as provas antigas e organizar um cronograma

A menos de dois meses das provas, essas 10 dicas vão te ajudar a se preparar para o Enem e ingressar no tão sonhado ensino superior. Este ano as avaliações do Exame Nacional do Ensino Médio serão em 05 e 12 de novembro, dois domingos seguidos.

Para entrar na grande maioria dos cursos de graduação no país, é preciso passar primeiro pelo Enem. Com provas que testam o conhecimento de Linguagens, Redação, Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Matemática, ir bem no exame pode ser a chave para abrir muitas portas.

Entre as dicas, é fundamental conhecer o edital, os aspectos avaliativos das provas, estar preparado, fazer e refazer os testes anteriores. A redação é outro desafio e que deve ser levado muito a sério. Jamais se cobre tanto. Lembre-se: a pausa para relaxar é importante para o equilíbrio no momento da avaliação.

Enem

O Exame se tornou a grande referência para aqueles que desejam iniciar um curso de graduação no país. Seja nas instituições públicas de ensino, ou privadas, a prova é aceita como um dos métodos de ingresso.

Além de testar o conhecimento dos estudantes, o Exame Nacional do Ensino Médio ganhou um peso muito grande e se tornou muito disputado.

Para 2023, 3,9 milhões de pessoas estão inscritas e vão disputar vagas em vários cursos em todo o país.

Se você quer sair na frente dos concorrentes, preste bem atenção nessas dicas de como se preparar para o Enem. Foco nos estudos e bora pro ensino superior!

1 – Leia o edital

A dica mais importante: leia o edital! É fundamental conhecer as provas que você vai fazer. As regras do jogo estão todas lá, qual dia da prova, horário e o que vai cair.

2 – Consulte as Matrizes de Referência

As Matrizes de Referência têm este nome difícil, mas tratam dos aspectos aos quais o participante será avaliado. Sabendo todas as competências que serão cobradas, você já chega na prova bem mais preparado, não é?

3 – Tenha um cronograma de estudos

Elaborar, portanto, uma rotina de estudos, principalmente com um cronograma, é fundamental. Separa horário para todas as disciplinas e não esqueça de incluir uma pausa entre elas, ok?

Mas se você é daqueles que têm dificuldade com organização, tente juntar tudo em planilhas ou esquemas. Assim, tudo fica mais fácil para visualização.

4 – Faça exercícios e as provas antigas

Uma das melhores formas de se estudar para o Enem é praticar questões semelhantes às que serão cobradas na prova.

Assim, fazer exercícios em livros e refazer até mesmo as provas das edições passadas te dará uma vantagem muito grande.

Reserve um tempo para estudar o conteúdo, mas a prática nos exercícios é mais importante ainda, ok?

5 – Foque em conteúdo que você tem dificuldade

Sim! Se você tem facilidade em história e mais dificuldade em matemática, não fique tanto tempo preso nos exercícios de história. Dê preferência para aquele conteúdo que você tem mais dificuldade.

Mas comece sempre pelo mais fácil e deixe sempre mais tempo para os exercícios complicados. Esse tempo vai fazer toda a diferença no seu aprendizado.

6 – Faça resumos

Fazer esquemas de resumo, assim como mapas mentais, torna o estudo mais objetivo e menos cansativo.

Que tal criar um caderno só com resumo do conteúdo? Você pode fazer dele um grande caderno para revisão do material estudado. Isso pode facilitar muito!

Quem sabe, realizar o sonho de entrar na faculdade e mudar o rumo da sua vida!