No momento, você está visualizando Diretor da CIA encontrou presidente interina da Venezuela em Caracas
Diretor da CIA, John Ratcliffe, se reuniu com Delcy Rodríguez em Caracas (15). Objetivo foi discutir oportunidades de colaboração econômica Foto: Reprodução/ND Mais

Diretor da CIA encontrou presidente interina da Venezuela em Caracas

Diretor da CIA se reuniu com Delcy Rodríguez

O diretor da CIA, John Ratcliffe, se reuniu com a presidente interina da Venezuela, Delcy Rodríguez, em Caracas (15), segundo um funcionário americano. O jornal The New York Times foi o primeiro a noticiar o encontro citando um oficial americano.

“Durante a reunião em Caracas, o diretor Ratcliffe discutiu possíveis oportunidades de colaboração econômica e afirmou que a Venezuela não pode mais ser um refúgio seguro para os adversários dos Estados Unidos, especialmente os narcotraficantes”, disse o funcionário.

Ratcliffe se reuniu com Rodríguez, antes de tudo, a pedido do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. “Para transmitir a mensagem de que os EUA esperam melhoria nas relações de trabalho”, afirma o relatório.

Durante seu mandato como vice-presidente da Venezuela, Rodríguez esteve envolvida em negociações. Além disso, tratou com o enviado especial americano, Richard Grenell. Ao mesmo tempo, outros funcionários participaram juntamente com ela. Assim, buscavam um acordo. Afinal, o objetivo era levar o então ditador Nicolás Maduro, agora deposto, a renunciar voluntariamente ao poder, segundo o jornal.

Rodriguez já criticou o governo Trump por “sequestrar” Maduro e pediu seu retorno. No entanto, Washington afirmou que ela é favorável a uma liderança interina para preservar a estabilidade.

Tump e presidente interina da Venezuela elogiam conversa positiva

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, conversou com a presidente interina da Venezuela, Delcy Rodríguez, por telefone (14), em uma ligação que os dois líderes descreveram como positiva.

Rodriguez assumiu a presidência de forma interina no início deste mês, depois que as forças americanas capturaram Nicolás Maduro e o levaram para os EUA para ser julgado por acusações de tráfico de drogas.

Rodríguez, que era vice de Maduro, disse que a ligação foi longa e respeitosa e afirmou que ela e Trump discutiram uma agenda bilateral em benefício dos dois países.

Trump chamou Rodriguez de “pessoa incrível” ao descrever a ligação.

“Ela é alguém com quem trabalhamos muito bem. Marco Rubio está lidando com ela, eu falei com ela esta manhã”, disse Trump na Casa Branca.

“Recebemos uma ligação, uma ligação longa. Discutimos muitas coisas e acho que estamos nos dando muito bem com a Venezuela”, afirmou o presidente americano.

Fonte: cnn