O projeto do disco de vinil bioplástico tem o intuito de buscar alternativas ecologicamente amigáveis
A Evolution Music acaba de anunciar que o primeiro disco de vinil ecologicamente mais responsável já está entre nós. O coletivo lançou um disco de vinil bioplástico que chega ao mercado visando diminuir os poluentes resultado da produção.
A Evolution Music é um coletivo que visa alinhar a causa musical e a causa ambiental. Com um time de especialistas, o grupo então trabalha para tornar a indústria musical o mais ecologicamente correta possível. O carro chefe da Evolution Music é sobretudo a luta contra a utilização exacerbada do plástico.
Nesse sentido, nasceu a proposta da substituição dos discos de vinil clássicos que todos conhecemos, pelo bioplástico.
O projeto visa adotar uma alternativa mais ecológica à produção de vinil padrão, que produz poluentes em grande quantidade e, assim tomou forma após uma reunião entre representantes do Evolution Music, membros Greenpeace e o grande ambientalista Chris Packham. Além de outras organizações que defendem ativamente causas relacionadas ao meio ambiente.
Fruto dessa conversa, aconteceu entre os dias 18 e 24 de abril, semana em que comemora-se o Dia da Terra, o Turn Up The Volume 2022, ou seja, uma iniciativa da Music Declares Emergency para conscientização da causa ambiental.
Procura do vinil ainda existe em bom número
Não há como negar que estamos na era do digital. Atualmente, o hábito de ouvir disco de vinil se transformou em algo cada vez mais raro e, além disso, a popularidade das plataformas de streaming só crescem. Contudo, muitos artistas seguem dando o nome quando o assunto é a venda de discos de vinil. Há um público que ainda se mantém fiel ao tradicionalismo desse equipamento.
Por isso, confira abaixo um ranking com os 10 artistas que mais venderam vinil em 2022 no Reino Unido:
- Yard Act – The Overload
- Tears For Fears – The Tipping Point
- Black Country, New Road – Ants From Up There
- Fleetwood Mac – Rumours
- The Wombats – Fix Yourself, Not The World
- Charli XCX – Crash
- Rex Orange Country – Who Cares
- Don Broco – Amazing Things
- Bonobo – Fragments
- Frank Turner – FTHC