Não se sabe a identidade do doador que decidiu assumir a dívida estudantil
Um doador anônimo resolveu ajudar uma turma de formandos da Wiley College, uma faculdade historicamente com maioria de alunos negros dos Estados Unidos, e pagou a dívida estudantil de todos. O valor era de cerca de US$ 300 mil (por volta de R$ 1,4 milhão).
O formandos ouviram a notícia durante a formatura da turma, comemorada pelos cerca de 100 formandos. “Estamos constantemente nos comunicando com doadores para ajudar os alunos dessa maneira; para que assim eles possam começar sua experiência pós-faculdade com menos dívidas”, afirmou o presidente da faculdade, Herman J. Felton.
“Somos gratos a este doador anônimo que ajudará os alunos a pagar seus saldos ao Wiley College e nos ajudará a atingir as metas institucionais de formar nossos alunos com pouca ou nenhuma dívida.”
“Comemorem, está tudo pago. Você está livre de dívidas. Você não deve um centavo à faculdade. Se você tem um equilíbrio, você teve um equilíbrio”, disse então o reitor da universidade sob aplausos da multidão em um vídeo postado nas redes sociais pela escola.
A mensalidade na universidade historicamente negra recentemente ficou reduzida para US $ 17.500, que inclui mensalidades, taxas e alojamento e alimentação. A faculdade tem fundação de 1873 e recebeu o nome do bispo Isaac Wiley. Ela ensina principalmente artes liberais e está afiliado à Igreja Metodista Unida.
Educação superior nos EUA é cara
Treze em cada 20 estudantes que cursam o ensino superior nos Estados Unidos terminam os estudos devendo enormes quantias de empréstimos estudantis, uma vez que por lá, grande parte das universidades tem o ensino privado e cobram mensalidades.
Existem diversas maneiras de concorrer as bolsas de estudo no país, mas vários critérios precisam ser atingidos para conseguir uma. A quem não recebe o benefício, só resta arcar com as despesas dos estudos se desejar fazer a faculdade.