O documentário de aproximadamente 30 minutos conta com material inédito, homenagens e depoimentos de pessoas ligadas ao Mestre Bolinha
O documentário “Mestre Bolinha”, dirigido por Meire Pinheiro, estreia nesta quarta-feira (27), no Cine Teatro Cuiabá, a partir das 19h. Quem está promovendo é a Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT). O projeto foi um dos selecionados no edital Mestres da Cultura, com incentivo da Lei Aldir Blanc.
Portanto, a entrada é 1 litro de leite e o evento seguirá todos os protocolos de biossegurança. Isto é, o uso obrigatório de máscara, aferição de temperatura, regras de distanciamento e álcool em gel para o público.
Kanoa de Prata, última banda em que João Batista Jesus da Silva, ou simplesmente Mestre Bolinha tocou, realizará uma apresentação especial antes da exibição do documentário, com repertório todo dedicado ao rasqueado cuiabano.
A obra biográfica vai exibir a história de um dos mais representativos artistas da cultura popular de Mato Grosso, que vai além da carreira artística bem-sucedida. Em síntese, o documentário de aproximadamente 30 minutos conta com material inédito, homenagens e depoimentos de pessoas ligadas ao saxofonista.
“Vou contar de quando ele nasceu, quando começou a trabalhar, suas produções, os amigos que teve, as festas de santo, vou até o final da vida dele. A gente quer apresentar esse Bolinha, o João”, diz Meire Pinheiro, que é cineasta e proponente do projeto, e que dividiu como cantora por quase uma década, os palcos com Bolinha.
Durante sua trajetória, Bolinha integrou muitas bandas, entre elas a primeira de rock cuiabano, “Jacildo e Seus Rapazes“, com a qual teve projeção nacional. Afinal, acompanhou também inúmeros cantores nacionais de peso, como Roberto Carlos, Ângela Maria, Cauby Peixoto e Nelson Gonçalves.
Sobre Mestre Bolinha
Mestre Bolinha regeu por 35 anos a banda da então Escola Técnica Federal de Mato Grosso (ETFMT). Após se aposentar da função, passou a atuar mais ativamente no movimento musical regional. Nesse sentido, é considerado um dos responsáveis pela retomada e valorização do rasqueado cuiabano.
Fonte: Governo de MT