No momento, você está visualizando Dom Pedro II é a primeira via a receber os corredores de ônibus e ciclofaixas
Já está em andamento o serviço para a implantação de novas faixas exclusivas para o transporte coletivo, bem como ciclofaixas e ciclorrotas na Dom Pedro II.

Dom Pedro II é a primeira via a receber os corredores de ônibus e ciclofaixas

Está em andamento o serviço para a implantação de novas faixas exclusivas para o transporte coletivo, bem como ciclofaixas e ciclorrotas na Dom Pedro II.

As intervenções na rua Dom Pedro II, que estão sendo executadas pela empresa Tecnovias, que venceu o processo licitatório, fazem parte do projeto de engenharia de tráfego, baseado em um amplo estudo, visando incentivar o uso de coletivos, bem como melhorar a mobilidade urbana da cidade.

De acordo com ele, a implantação ocorre nos corredores em apenas alguns trechos das vias contempladas. “Somente onde se identificar a necessidade de dar maior fluidez para o trânsito”, explicou o engenheiro.

Os corredores exclusivos e as ciclofaixas, já realidades em cidades como Curitiba, por exemplo, vão começar a serem implantadas pela rua Dom Pedro II. Assim, receberá o serviço de implantação da nova sinalização no trecho entre o cruzamento da Lions Internacional até a avenida Frei Servácio, na altura da Igreja Santa Cruz. Em seguida, deve ser contemplada a rua Rio Branco.

Para viabilizar os corredores que podem tornar Rondonópolis em referência em mobilidade urbana, deve-se retirar uma das faixas destinadas para estacionamento e transformá-lo em corredor exclusivo de transporte coletivo nos horários de pico. Os horários que apenas ônibus poderão usar os corredores serão das 6h às 8h e das 16h45 às 18h.

A ciclofaixa faz parte da pista delimitada com pintura horizontal e sinalização de placas verticais

De acordo com o engenheiro, os locais onde existem estacionamentos pagos da empresa Rotativo Rondon, somente nos horários exclusivos do transporte coletivo é que não haverá uso do local para estacionamento. “Nos demais horários, mantém-se o serviço normalmente”.

O planejamento segue o estudo elaborado  pelo engenheiro de transportes, José Leonardo Alves Leite. Desse modo, prevê a implantação de 24km de corredores com faixas exclusivas para ônibus do transporte coletivo municipal e 22km de ciclofaixas e ciclorrotas. Ou seja, somando as vias Dom Pedro II, Fernando Corrêa, Barão do Rio Branco, João Pessoa, Otávio Pitaluga, João Goulart, Rio Branco (Trecho mão dupla). Além das Avenidas: Bandeirantes, Dom Wunibaldo, Tiradentes, Marechal Rondon, Lions Internacional, Bandeirantes (trecho duplicado).

A Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) explica que a ciclofaixa faz parte da pista delimitada com pintura horizontal e sinalização de placas verticais. Isto é, aquelas que se destinam ao uso exclusivo para tráfego de bicicletas e a ciclorrota, também conhecida como Rota de Bicicleta.