Você está visualizando atualmente Donald Trump é eleito Presidente dos Estados Unidos
Donald Trump (Partido Republicano), 78 anos, é eleito presidente e se tornará o 47º presidente dos Estados Unidos - Foto: Reprodução/RedesSociais

Donald Trump é eleito Presidente dos Estados Unidos

O novo mandato será o 2º de Trump à frente da Casa Branca. Ele comandou o Executivo do país de 2017 a 2021

Donald Trump (Partido Republicano), 78 anos, é eleito presidente dos Estados Unidos e se tornará o 47º presidente dos Estados Unidos, segundo projeções da mídia norte-americana. O novo mandato será o 2º de Trump à frente da Casa Branca.

Ele comandou o Executivo do país de 2017 a 2021. Seu vice é J.D. Vance, senador pelo Estado de Ohio. De acordo com dados de apuração publicados pela Associated Press até as 07h30 (horário de Brasília) desta 4ª feira (6.nov.2024), o republicano obteve 277 delegados. Enquanto Kamala teve 224. Aliás, são necessários 270 dos 538 delegados para vencer o pleito no Colégio Eleitoral.

A apuração ainda não acabou. O Colégio Eleitoral tem até 17 de dezembro para oficializar a vitória de Trump. A diplomação do resultado pelo Congresso norte-americano será em 6 de janeiro de 2025. A posse, em 20 de janeiro.

A campanha

A campanha eleitoral de Trump se concentrou em temas como economia e imigração e foi repleta de críticas aos adversários. Para seu 2º mandato, Trump pretende cortar mais impostos que em sua gestão anterior e implementar tarifas mais abrangentes.  O republicano também quer acabar com o imposto de renda sobre gorjetas, horas extras e benefícios da Previdência Social. Além disso, o presidente eleito quer aumentar as tarifas sobre importações: 60% para produtos chineses e até 20% para mercadorias de outros países.

Durante o debate contra Kamala Harris realizado pela ABC News em 10 de setembro, a fala de Trump sobre imigrantes que moram em Springfield (Ohio) ganhou destaque. Na ocasião, o então candidato afirmou que os estrangeiros estariam comendo animais de estimação. No período inicial de sua campanha, ainda contra Joe Biden, Trump direcionou críticas a seu opositor, em especial a respeito de sua idade. Em junho, o republicano compartilhou um vídeo com um compilado de gafes cometidas pelo atual presidente.

Desde que oficializou seu apoio a Trump, Musk fez uma série de publicações em sua rede social em favor do republicano. O empresário tem mais de 200 milhões de seguidores no X. O bilionário abriu uma conta na rede social especificamente para apoiar a campanha de Trump e divulgar o America PAC, comitê de apoio à candidatura do republicano fundado em junho. Tornou-se um dos maiores financiadores do candidato nesta eleição.

Outras celebridades, como os cantores 50 Cent, Lil Wayne, Ye (Kanye West) e Nicky Jam, também endossaram a campanha de Donald Trump. A maioria das personalidades que apoiou o republicano em 2024 é homem.