Presidente Donald Trump comunicará medida no jardim da Casa Branca
Além das tarifas recíprocas aos países que cobram taxas dos produtos importados dos EUA, outras taxas também devem ser anunciadas por Trump. Incertezas crescentes têm piorado o cenário para empresas e investidores.
O dia para a implementação das tarifas recíprocas está chegando.
Marcada para 2 de abril, a data está sendo chamada pelo republicano de “Dia da Libertação”. Isso porque, segundo ele, esse será o dia que o conjunto de taxas libertará os EUA de produtos estrangeiros.
Assim, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciará as aguardadas tarifas recíprocas a partir das 17h (de Brasília) da próxima quarta-feira (2).
O magnata confirmou a implementação das taxas confirmada em um pronunciamento no Jardim das Rosas da Casa Branca.
A porta-voz da Casa Branca, Karoline Leavitt, garantiu que as medidas entrarão em vigor “imediatamente” após o anúncio do mandatário republicano.
A representante do governo americano, questionada se havia algo que os líderes estrangeiros poderiam fazer para evitar o tarifaço, acrescentou que Trump está “sempre pronto” para um telefonema ou uma “boa negociação”.
O republicano já declarou várias vezes que 2 de abril será o “Dia da Libertação”. Pois acredita que as tarifas vão livrar Washington de produtos estrangeiros.
A iminência da entrada em vigor das taxas recíprocas de Trump contra países do mundo todo, provocou pânico nos mercados acionários da Europa na última segunda-feira (31).