Você está visualizando atualmente E-book gratuito da USP traz guias para aprender novos idiomas
E-book gratuito também mostra como se formam os estudantes de Letras da USP

E-book gratuito da USP traz guias para aprender novos idiomas

Enfoque nas línguas árabe, alemão, chinês, coreano, grego, latim, russo e português para imigrantes e refugiados

Um material didático inédito sobre metodologias para ensino e aprendizado de línguas em formato de e-book, totalmente gratuito e elaborado por especialistas da USP. O Portal de Livros Abertos da USP publicou em agosto o Guias formativos: para aprendizes e futuros profissionais de línguas na Universidade de São Paulo. A publicação é para auxiliar quem quer aprender uma nova língua e aqueles que pretendem trabalhar na área de ensino de línguas, ou mesmo já estão atuando.

O e-book tem 413 páginas e visa apoiar o processo formativo dos alunos que ingressam em cursos de graduação de Letras. Seu enfoque é nas seguintes línguas: árabe, alemão, chinês, coreano, grego, latim, russo e português para imigrantes e refugiados.

Ainda assim, os guias podem ser úteis para qualquer pessoa que pretende ensinar (Licenciatura). Eles indicam caminhos para a formação de professores e planejamento da carreira. Além disso, é possível conhecer como se formam os estudantes de Letras da USP.

“Os guias são para quem está querendo aprender uma dessas línguas, mas não precisa ser necessariamente um aluno da USP, pode ser qualquer pessoa. Não substitui uma formação, mas ajuda para iniciar, ter alguma ideia de onde e como estudar, para alunos que pretendem ingressar nessas habilitações. O guia também ajuda a ter uma ideia de como funciona o curso de Letras, disciplinas etc. E pode ajudar os professores que já estão trabalhando na área”, explica Milan Puh, professor da Faculdade de Educação (FE) da USP e organizador do e-book.

E-book gratuito da USP traz guias para aprender novos idiomas

Ele destaca que a publicação tem uma linguagem acessível para pessoas que não são da área de Letras, apesar de ter conteúdos técnicos.

E-book gratuito é criação dos universitários da USP

Os guias foram escritos por universitários do curso de Letras da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP e do curso de Pedagogia da Faculdade de Educação (FE) da USP.

A publicação é resultado do projeto Produção de Materiais Didáticos e Metodologias para Ensino de Línguas no Contexto Brasileiro dentro Programa Unificado de Bolsas (PUB) da USP, que incentiva alunos em atividades de investigação científica ou projetos para a formação acadêmica e profissional.

Os responsáveis são Camila Bolini, Flávia da Silva Rabelo Nobre, Guilherme Martins Rodrigues Vasconcelos, Heloisa Oliveira de Lima, Ione Messias, Júlia Calipo Toth, Manoella Kfouri Ricciardi, Matheus Menezes, Samuel Evangelista Santos e Tayná Oliveira Canuto.

O projeto começou em setembro do ano passado e a coordenação ficou a cargo do professor da FE. A escolha das línguas para compor os guias, por exemplo, está relacionada à disciplina ministrada por Milan na área de Metodologia do Ensino de Línguas.

“Essas línguas dos guias têm uma grande importância, como chinês, japonês, russo, mas não estão recebendo a devida atenção no Brasil. Percebemos também que faltava muito material para os alunos poderem aprender, ensinar e trabalhar com essas línguas”, conta Milan.

Estrutura dos guias

Os guias de cada uma das línguas selecionadas seguem uma estrutura comum:

  • descrição da habilitação: bacharelado e licenciatura com seu histórico, funcionamento, programas de curso e currículos institucionais, disciplinas, quadro docente, pós-graduação e extensão;
  • materiais didáticos e recursos digitais comentados e descritos de acordo com os métodos neles encontrados;
  • espaços físicos, instituições, comunidades onde é possível ter contato, trabalhar com a língua, recomendações de leituras sobre assuntos culturais, linguísticos e outros;
  • análise de relatos de experiência dos alunos veteranos e de expectativa dos alunos ingressantes na habilitação 2021 do curso de Letras da USP, em São Paulo.

Os autores alertam que essa estruturação não resultou em conteúdo homogeneizado, já que cada língua tem as suas especificidades, que foram identificadas e apresentadas. Eles aconselham a leitura de todos os guias porque há ideias e informações que podem ser aproveitadas independentemente da língua.

Confira o livro disponível no link abaixo (acesso no botão PDF):
http://www.livrosabertos.sibi.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/book/644

Fonte: Jornal da USP – Hérica Dias