A Prefeitura de Cuiabá, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), iniciou uma força-tarefa para conter o avanço de casos de covid-19 no município
Entre as ações, para conter o avanço de casos de covid-19 no município, está a adoção de um plano de ação que inclui a disponibilização de 18 leitos de enfermaria de retaguarda a rede de atendimento das UPAs e policlínica, 10 leitos de UTI adulto.
Além disso, a prefeitura também formalizou a compra emergencial de 50 mil testes rápidos de Covid-19 para atender as unidades de Saúde. O material está previsto para chegar nesta quinta-feira (8) no Centro de Distribuição de Medicamentos e Insumos de Cuiabá (CDMIC). Na sequência, distribuirão os testes para as Unidades Básicas de Saúde (UBS), Unidades de Pronto Atendimento (UPA), Hospital Municipal de Cuiabá (HMC) e Hospital São Benedito. Com o quantitativo a SMS prevê atender a demanda até o mês de agosto.
A iniciativa em caráter preventivo visa conter o surgimento de novos casos. Uma vez que o diagnóstico de Covid-19 permite que a pessoa tome medidas cautelares para não contaminar outros indivíduos a sua volta.
Em janeiro deste ano, detectaram picos de casos de Covid-19 no período do dia 15 ao dia 25. Isso de acordo com o Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS-CUIABÁ).
Acredita-se que o pico pode estar relacionado com o período de festividades, férias e viagens que são programações típicas dessa época do ano.
Diante do cenário atual em Cuiabá, considerado brando, a Secretaria Municipal de Saúde antecipou a realização de testes em massa. Através do dia D da testagem no município.
Emanuel Pinheiro diz estar preocupado com as festas de carnaval
Para o secretário municipal de Saúde, Deiver Alessandro Teixeira, é imprescindível que as pessoas estejam atentas aos primeiros sintomas. Bem como manter os cuidados básicos individuais para reduzir a transmissão de Covid-19.
Entre eles, manter o esquema vacinal contra a Covid-19 atualizado, lembrando que as vacinas estão disponíveis para os grupos prioritários. Portanto, se faz necessário utilizar máscaras nos serviços de saúde, ambientes fechados e espaços com aglomerações de pessoas. Além de evitar contato próximo com pessoas que apresentem sinais e sintomas da doença, entre outros.
O prefeito Emanuel Pinheiro que determinou a ação, diz estar preocupado, mas conta com o bom senso da população durante as festas de carnaval.
Testes RT-PCR
Além dos testes rápidos, a SMS também fornecerá testes tipo RT-PCR, de eficácia maior, mas com prazo de apresentação de resultado em 72 horas. Na atual dinâmica de testagem com RT-PCR, o paciente deve procurar uma Unidade Básica de Saúde, onde passará por avaliação médica e, posteriormente, o médico agendará a testagem com RT-PCR, se entender que os sintomas são compatíveis com a doença.
Após a realização do teste, o paciente é orientado a ficar em casa, de quarentena, enquanto aguarda o resultado. O paciente recebe atestado médico e aguarda o resultado, que sai em até 72 horas. Em caso de resultado positivo para casos leves, servidores da unidade de saúde entram em contato com o paciente, que passa a monitorado pela equipe.