Entre os dias 19 a 21 deste mês, acontece 1ª edição do Festival de Pimentas, na capital, com entrada franca.
A 1º edição do Festival de Pimentas terá a comercialização de pimentas em formatos e espécies diversificadas, por exemplo, frescas, em conservas, doces e chocolates e temperos. Além de comidas saborosas e que contam com a iguaria, acarajé, caldos, entre outros.
O Mercado Varejista Antônio Moisés Nadaf (Mercado do Porto), com apoio da Secretaria Municipal de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico (SMATED), realiza, entre os dias 19 a 21 deste mês, a 1ª edição do Festival de Pimentas, na capital, com entrada franca.
O secretário da SMATED, Francisco Vuolo, fez o chamamento à população para que possa prestigiar o evento de valorização e fomento à agricultura familiar. “O festival terá como protagonista a pimenta, um antioxidante muito utilizado na culinária. Convido a todos a participarem com a gente dessa grande festa que tem como palco, um dos mais importantes patrimônios culturais da cuiabania”, frisou.
O presidente do local, Jorge Antônio, destacou a oferta de preços especiais, acessíveis a todos os gostos e bolsos. “Vamos ter muitas atrações, diversidade de comidas, produtos de qualidade, destinados ao público em geral com valores justos. Aguardamos a todos”, disse.
A abertura será nesta sexta-feira (19), a partir das 9h. Já o encerramento no domingo (21).
Sobre a Agricultura Familiar
A agricultura familiar é um tipo de agricultura desenvolvida em pequenas propriedades rurais. Recebe esse nome, pois é realizada por grupos de famílias (pequenos agricultores e alguns empregados).
A colheita dos produtos serve de alimentos para eles e ainda, para o consumo de parte da população.
Ainda que seja uma atividade muito importante para o sustento de diversas famílias que vivem na zona rural, dados apontam que cerca de 70% dos alimentos consumidos no Brasil são fruto da agricultura familiar.
Além disso, as famílias vivem da venda de produtos que plantam. Portanto, a agricultura é uma importante fonte de renda familiar, a qual surge do trabalho em equipe realizado no campo.
A agricultura familiar colabora para a geração de renda e emprego no campo e ainda, melhora o nível de sustentabilidade das atividades no setor agrícola. Sendo assim, a qualidade dos produtos é superior aos outros convencionais