Vacina que previne câncer de pulmão será testada em humanos
O anúncio marca um avanço potencial na luta contra o tipo de câncer que mais mata no Reino Unido.
O anúncio marca um avanço potencial na luta contra o tipo de câncer que mais mata no Reino Unido.
Um novo sistema de inteligência artificial (IA) conseguiu identificar melanoma — o tipo mais agressivo de câncer de pele — com 94,5% de precisão, ao integrar a análise da imagem da lesão com informações clínicas básicas do paciente, como idade, sexo e local do corpo onde a pinta aparece.
Um estudo liderado pelo laboratório do neurocientista Eduardo Zimmer, professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), sugere que o cérebro precisa estar inflamado para que o Alzheimer se estabeleça e progrida.
A lombalgia é aquela dor localizada na região lombar, na parte mais baixa da coluna. Também conhecida como dor nas costas e nos rins.
Uma nova molécula chamada MCH11 foi descoberta por pesquisadores e mostrou ser capaz de reduzir o consumo de álcool e a vontade de beber em camundongos. Embora ainda não esteja disponível para uso humano, o componente pode abrir caminho para tratamentos personalizados para o alcoolismo.
Durante seis meses, metade dessas pessoas tomou no mínimo uma xícara de café ou expresso por dia.
Para diagnóstico precoce de insuficiência cardíaca, um teste de saliva inovador pode ajudar a identificar o problema. Estima-se que cerca de 26 milhões de pessoas sofram com o transtorno em todo o mundo. Trata-se de uma condição em que o músculo cardíaco não bombeia sangue de forma eficiente, levando ao acúmulo de líquido nos pulmões, o que causa falta de ar e inchaço.
No Brasil, a saúde mental já se tornou o principal problema de saúde dos profissionais, superando até mesmo o câncer.
Novo colírio se mostrou eficaz na proteção da retina, sendo uma alternativa menos invasiva para tratar condições graves de visão.
A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) tomou atitude contra duas substâncias químicas usadas em unhas de gel ou esmaltes em gel que causam risco à saúde. Em resolução aprovada (29), a agência proibiu o uso dos produtos que contêm elementos tóxicos em suas composições.