Com mais de 1,2 mil escolas bilíngues no país e crescimento contínuo, especialista destaca os impactos do aprendizado de uma segunda língua desde a infância
Acompanhando a crescente demanda de famílias e educadores pelo ensino de uma segunda língua desde os primeiros anos de vida, a educação bilíngue tem ganhado força no Brasil nos últimos anos.
Dados do Ministério da Educação (MEC), divulgados pelo Diário do Nordeste, mostram que o país conta atualmente com mais de 1,2 mil escolas bilíngues. Além disso, a Abebi aponta um aumento entre 6% e 10% no número de instituições desse segmento nos últimos seis anos. Assim, reforça a tendência de expansão no país.
De acordo com o CEO do Colégio Brasil Canadá, instituição que estrutura seus programas para atender a demanda crescente pelo ensino de inglês desde a primeira infância, aprender uma segunda língua desde cedo, pode contribuir para a formação de indivíduos mais preparados para os desafios cognitivos, sociais e profissionais da vida moderna.
Para o especialista, do ponto de vista social, crianças bilíngues demonstram maior sensibilidade cultural e empatia, favorecendo comportamentos inclusivos e tolerantes.
Além da aquisição linguística, o bilinguismo precoce também pode impulsionar habilidades. Ou seja, concentração, criatividade e capacidade de resolução de problemas. Segundo Silveira, “crianças que aprendem uma segunda língua desde cedo desenvolvem maior adaptabilidade cognitiva. O que pode se refletir em um pensamento mais ágil e na capacidade de lidar com desafios acadêmicos e sociais de forma mais eficiente”.
Para que o bilinguismo ocorra de forma natural e sem sobrecarga, o especialista recomenda a exposição frequente e diversificada à segunda língua.