Empaer-MT inicia ano orientando Comunidade Xavante no plantio de abacaxi em Poxoréu
A Comunidade Xavante de Poxoréu já recebeu na primeira semana de 2022, técnicos da Empresa Mato-grossense de Pesquisa Assistência e Extensão Rural (Empaer-MT) para orientar sobre a plantação de abacaxi pérola. Por isso, a Prefeitura Municipal disponibilizou sete mil mudas para as aldeias indígenas de Sangradouro.
Os técnicos da Empaer-MT, Jonathan Vasconcelos Barros e Fernando Thiago Alves de Oliveira Xavier, ensinam técnicas de manejo, correção do solo, plantio e colheita. Toda produção será para subsistência.
Jonathan explica que os indígenas já vêm produzindo mandioca e abóbora. “O abacaxi é mais um cultura que estamos inserindo como opção e foi bem aceita pela comunidade. Articulamos junto à Prefeitura e indicamos um produtor de Tangará da Serra, que é referência na cultura para auxiliar”.
O secretário de Desenvolvimento, Agricultura e Meio Ambiente, José Nilton Pereira dos Santos, destaca a importância da assistência junto as 23 aldeias indígenas na cidade. “É um trabalho de excelência e toda gestão é grata pelo empenho dos técnicos. As mudas de abacaxi já foram entregues em seis aldeias. Com o fim do recesso, todas serão contempladas. Mas cada aldeia receberá 250 mudas”.
Os técnicos da Empaer-MT também vêm acompanhando e orientando o produtor do Assentamento 17 de Março Cantagalo, Aparecido Jorge de Almeida. Ele adquiriu do mesmo agricultor, 30 mil mudas de abacaxi que foram plantadas em uma área de 1,5 hectares da sua propriedade.
Para Cido, assim o chamam, o objetivo é estar colhendo a fruta em 1 ano e 3 meses, além da produção de mudas. “Estou com muita expectativa com o abacaxi que pretendo vender no comércio local. Quem sabe, na próxima vez, aumentar a área de plantio. Tenho esperança que será um bom investimento e vai ajudar e muito na minha renda”.
Tudo que aprendi coloco em prática, por isso, minhas mudas fazem a diferença por sua qualidade
A Empaer-MT adquiriu as 37 mil mudas do produtor de Tangará da Serra, Silvano Aparecido Barbosa. Sendo assim uma referência no segmento, ele já teve assistência técnica da Empaer de 2004 a 2012. Desde então, tem uma área com 1 milhão de pés de abacaxi. O valor de cada muda é de R$ 0,20 centavos, saindo o milheiro por R$ 200. Aliás, em negociação acima de 50 mil mudas, consegue-se um desconto de 20%.
“Sou muito grato pelas orientações que recebi da Empaer anos atrás que me ajudaram a ser referência na cidade de Tangará da Serra. Tudo que aprendi coloco em prática, por isso, minhas mudas fazem a diferença por sua qualidade. Hoje diversifico com soja e milho, devido à rotação de cultura, mas meu carro-chefe é e sempre será o abacaxi”.
Fonte: Governo de MT