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Com 26 anos, Enaldinho o criador de conteúdo viaja o Brasil com próprio espetáculo e, à frente da empresa Elo, tem mais de 100 contratos.

Como Enaldinho transformou sucesso na internet em faturamento de R$ 25 milhões

Hoje com 26 anos, Enaldinho o criador de conteúdo viaja o Brasil com seu próprio espetáculo e, à frente da empresa Elo, tem mais de 100 contratos de produtos licenciados

Em 2012, o gamer mineiro Enaldo Lopes de Oliveira Filho, fissurado por Combat Arms, criou seu canal no YouTube apenas para subir e poder compartilhar com os amigos seus vídeos jogando. Até que, dois anos depois, em uma feira de games, surpreendeu-se ao perceber como os youtubers, como os conhecemos hoje, são reconhecidos e até ovacionados pelo público.

Ao voltar para casa em BH, resolveu revolucionar o canal Enaldinho pela primeira vez dando a cara a tapa nos vídeos em que aparecia. Não só jogando, mas também fazendo vlogs, pegadinhas e trolagens. Logo passou a se comunicar com o público infantil.

Desafio das 100 Camadas

Em 2016, ele negociava com seu pai um ano sabático para poder se dedicar ao canal, antes de fatalmente começar a cursar a faculdade. O que nunca aconteceu. Pois naquele ano ele criou o quadro Desafio das 100 Camadas, no qual os participantes tinham que formar a maior pilha de guloseimas.

Em duas semanas, o canal Enaldinho foi o que mais cresceu no mundo, com o número de 100 mil inscritos catapultado a 1 milhão.

Hoje, ele viaja o Brasil com seu próprio espetáculo e, à frente da empresa Elo, tem mais de 100 contratos de produtos licenciados. Como uma linha de roupas com sua marca, já com peças entre as mais vendidas da C&A, e os bonecos colecionáveis Cabeçudinhos do Enaldinho no menu das lojas da rede Bob’s.

Em 2022, ele recebeu uma proposta de venda de até 49% de sua companhia, então avaliada em R$ 144 milhões. “Eu achei muito estranho, não sabia que dava para vender um canal com o meu nome”, relembra o mineiro.

A negociação se arrastou e, no frigir dos ovos, Enaldinho se deu conta de que o valuation estava muito baixo para o faturamento da empresa. Hoje, somados todos os segmentos do Grupo Elo, incluindo o agenciamento de outros influenciadores, gira em torno de R$ 25 milhões anuais. Assim, concluiu também que a subvalorização se devia ao fato de ser uma marca personificada, suscetível à saúde. Bem como às intempéries de uma pessoa, o que significa maior risco para os investidores.