Você está visualizando atualmente ENCHENTE ESPANHA: moradores sem comida e lojas saqueadas
Três dias após a maior enchente do século na Espanha, que deixou 205 mortos, moradores pediram ajuda das autoridades - Foto: Reprodução/RedesSociais

ENCHENTE ESPANHA: moradores sem comida e lojas saqueadas

Número de mortos chegou a 205 nesta sexta com Enchente. A grande maioria morreu na cidade de Valência e arredores

Três dias após a maior enchente do século na Espanha, que deixou 205 mortos, moradores pediram ajuda das autoridades nesta sexta-feira (1º). Parte da população de Valência, a terceira maior cidade da Espanha e onde a enchente tomou parte das ruas, empilhou carros e deixou um cenário de “terra arrasada”, estava sem comida, energia e água nesta sexta.

Autoridades locais e nacionais enfrentam uma onda de críticas por não terem enviado alertas à tempo.

Nesta sexta, o número de mortos portanto subiu para 205, e ainda havia dezenas de desaparecidos. De acordo com o ministro dos Transportes espanhol, muitas pessoas ficaram presas dentro de carros.

Pior desastre do século 21 no país

Centenas de ruas ainda tinha carros empilhados por conta da força da água, assim como houve saques a supermercados e shoppings. A Polícia Nacional da Espanha, prendeu cinco pessoas acusadas de saquear uma loja de joias em um shopping em Aldaia, região metropolitana de Valência.

Nesta sexta-feira (1º), o governo espanhol determinou o envio do Exército para a região. Segundo o governo, militares ajudarão na limpeza de ruas e no envio de alimentos a moradores do sul de Valência. A parte mais afetada pela enchente.

Desde quinta-feira, centenas de pessoas começaram a ir ao sul de Valência com rodos. Assim como alimentos em mutirões organizados pelas redes sociais para ajudar a população local. Nesta manhã, no entanto, a Defesa Civil pediu para que voluntários parem de ir à região afetada para não atrapalhar o trabalho de resgate, que ainda estava em curso nesta sexta.

A enchente é considerada pelo governo da Espanha o pior desastre do século 21 no país. Em apenas oito horas, choveu o esperado para o ano inteiro na região afetada.

O ministro dos Transportes e da Mobilidade espanhol, Óscar Puente, disse que cerca de 80 km de rodovias no leste do país estão seriamente danificadas ou bloqueadas, muitas delas por carros abandonados.

A enchente derrubou uma ponte pela força da correnteza de um rio em Picanya, e uma mulher resgatada de helicóptero com um cachorro no colo e a água batendo em seu pescoço em Utiel, a oeste da cidade de Valência.

Também resgataram um bebê e uma idosa da enchente por helicóptero nos municípios de Alzira, ao sul do estado, e Catarroja, ao sul da região metropolitana de Valência, respectivamente.