Usuários das redes sociais tornaram popular o termo, que significa, dessa forma, algo como “vergonhoso”
O significado do termo “cringe” ganhou uma intensa repercussão nas últimas semanas. A palavra de origem inglesa consiste, em uma gíria utilizada para se referir às situações desconfortantes, portanto, constrangedoras, vivenciadas por determinada pessoa. Usuários das redes sociais tornaram popular o termo, que significa, dessa forma, algo como “vergonhoso”, em tradução livre.
Internautas estão utilizando a palavra “cringe” de diversas formas e em diferentes cenários. O termo está sendo associado, dessa forma, com figuras públicas, músicas, filmes, entre outras especificações. A palavra vem sendo usada principalmente em discussões entre as gerações Milennials e Z para justificar costumes e atitudes.
Conflitos geracionais
O uso da gíria “cringe” vem sendo responsável por estabelecer diferenciações entre as gerações conhecidas como “Milennials” e “Geração Z”. Características, modos de pensar e agir dos pertencentes as duas gerações estão sendo questionados e associados, assim, por serem desconfortantes ou antigos.
Pessoas nascidas entre as décadas de 1980 e 1990, os “Millennials” ou “Geração Y”, se diferenciam, claramente, de quem faz parte da “Geração Z” — também denominada “GenZ”, “pós-Millennials”, entre outros —, que são pessoas nascidas a partir dos meados da década de 1990.
Na Internet, a produção de conteúdo explicando o termo “cringe” e as gerações Millennials e Z tem aumentado cada vez mais, fazendo com que o termo continue em alta entre os consumidores digitais. Tuítes contendo listas de atitudes e costumes consideradas “cringe” por parte dos usuários também são frequentes no uso do meme.
Filmes da geração Cringe
Harry Potter
A saga do universo mágico bruxo de Harry Potter foi um sucesso. Primeiro nos livros e depois no cinema, o que arrecadou mais de USD 9.1 bilhões em bilheteria e garantiu 8 filmes da franquia original e mais 2 filmes da franquia de Animais Fantásticos.
Coisas Que Eu Odeio em Você
Operação Cúpido
O melhor filme de gêmeas com uma atriz que não é gêmea: Lindsay Lohan. A história é divertida, bem construída e, acreditem, convincente, fazendo com que o longa representasse a infância dos cringes com orgulho.
As Patricinhas de Beverly Hills
Legalmente Loira
Senhor dos Anéis
Se você não se sentiu traído com a falta de respeito de Cômodo pelo reino pelo o assassinato da família de Máximus, você não viu o filme direito! Gladiador é um longa cheio de frases impactantes. E, ainda, uma luta por vingança épica, o que faz o filme um dos melhores de todos os tempos.
Tropa de Elite
E o brasileiro Tropa de Elite não poderia ficar fora dessa lista! Quem nunca viu os DVDs piradas nas bancas de venda, não sabe o que foi viver nos anos 2000? O longa foi um dos assuntos mais falados da época. Pois ele “vazou” na internet e mercado pirata antes mesmo do lançamento, o que não impediu que ele fosse um sucesso de bilheteria.