A Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária (Semap) está promovendo a entrega de mudas de hortaliças aos pequenos produtores do município
Durante o mês de fevereiro, transportaram 138 bandejas com 27.600 mudas de diferentes tipos de mudas de hortaliças. Os produtores locais adquirem essas mudas produzidas em um viveiro na Serra de São Vicente (139 km de Rondonópolis). Assim, a Secretaria de Agricultura cuida da logística de translado e entrega das mudas, contribuindo para a redução dos custos totais da atividade dos produtores.
A logística de transporte acontece todas as sextas-feiras. As espécies mais requisitadas são alface americana, alface crespa e couve.
O secretário adjunto de Agricultura e Pecuária, Ramon Borges, liderou essa ação por meio do programa “Brotar”, um incentivo à olericultura idealizado pelo Departamento de Extensão Rural e Projetos da Semap. O programa, no entanto, surgiu a partir de visitas em comunidades rurais e debates com produtores de hortaliças.
Kassio Gomes Elias, gerente de pesquisa e projetos do Departamento de Extensão Rural e Projetos da Semap, explica que o programa Brotar visa estruturar a cadeia produtiva de hortaliças, com foco na redução dos custos para os produtores. “Além da logística de mudas, estamos planejando auxílios para aquisição de insumos como composto orgânico, cinzas e calcário, além de assistência técnica e extensão rural”, disse.
Aide Pereira de Oliveira, produtora beneficiada expressou sua gratidão pelo projeto Brotar. “Tem benéfico para nós, facilitando o acesso às mudas que antes eram difíceis de obter devido aos custos elevados do transporte. Mas agora, graças à Prefeitura, as mudas necessárias estão sendo providenciadas, trazendo benefícios para nossa comunidade”.
Os produtores interessados em participar do projeto devem se cadastrar junto a Semap e solicitar as mudas diretamente ao viveiro. Após isso, o translado das mudas até a secretaria terá agendamento sem custo algum para o produtor.