No momento, você está visualizando Governo de MT investe em equipamentos e internet para indígenas
Quase 100% das unidades escolares indígenas de Mato Grosso já possuem internet para acessar as plataformas de ensino

Governo de MT investe em equipamentos e internet para indígenas

Quase 100% das unidades escolares de indígena de Mato Grosso já possuem internet para acessar as plataformas de ensino

O investimento em equipamentos e internet para indígenas faz parte do Programa Educação 10 Anos, que tem 30 políticas educacionais e mais de 130 ações que potencializam os resultados da educação pública em Mato Grosso.

Com o intuito de proporcionar um ambiente mais inclusivo e atrativo, o Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT), investiu mais de R$ 3,3 milhões na compra de chromebooks  com internet para a comunidade escolar indígena, como uma das ferramentas pedagógicas do ensino e aprendizagem nas aldeias.

A superintendente de Diversidades Educacionais (Sudi), Andreia dos Reis Juiz, conta que o desempenho dos estudantes nas aldeias é um fato notório. Bem como as entregas que continuam sendo realizadas.

Segundo Andréia, os dispositivos são o diferencial na qualidade da educação, permitindo assim que os estudantes, que vivem em locais mais isolados, possam ter acesso à tecnologia e desenvolver suas habilidades através do acesso às plataformas que a Seduc disponibiliza, como o Sistema Estruturado de Ensino e o Mais Inglês.

De acordo com a diretora da Escola Indígena Jula Pare, Eliane Monzilar, os chromebooks utilizados, diariamente, desenvolvem um papel muito importante na aprendizagem.

Jessica Ewairo Kavopi, diretora da Escola Estadual Indígena Kurâ Bakairí, em Paranatinga, ressalta a implementação e a funcionalidade dos dispositivos.

A experiência no uso dos dispositivos na unidade foi descrita com entusiasmo pelo estudante do 9º ano, Ivan Tuagana Hiaulai. “O chromebook é prático e fácil de utilizar, é uma ferramenta que complementa as aulas e estimula a descoberta”, diz.

O secretário de Estado de Educação, Alan Porto, comemora o avanço na entrega dos equipamentos e também no acesso à internet para a comunidade. Alan ainda reforça a atenção às etnias, relacionadas à logística das entregas, considerando as dimensões continentais do estado.