Você está visualizando atualmente ERNIE BOT: Baidu lança oficialmente rival do ChatGPT
A Baidu lançou oficialmente o Ernie Bot, seu esperado chatbot baseado em inteligência artificial

ERNIE BOT: Baidu lança oficialmente rival do ChatGPT

Ernie Bot, a gigante chinesa que entrou em uma corrida de estreia após OpenAI anunciar o GPT-4

A Baidu lançou oficialmente na semana passada, o Ernie Bot, seu esperado chatbot baseado em inteligência artificial. O produto é, possivelmente, um dos rivais mais fortes da China para o ChatGPT, versão da empresa americana OpenAI.

Embora agora tenha oficialmente um forte bot que represente a China, o chatbot não correspondeu às expectativas do mercado e as ações da gigante chinesa que caíram até 10% — recente reportagem do Wall Street Journal revelou que muitos colaboradores acumularam horas extras de trabalho para acelerar o desenvolvimento da ferramenta.

“Com certeza não podemos dizer que é perfeito. Então, por que estamos revelando isso? Porque o mercado exige isso”, disse o CEO da Baidu, Robin Li, ao apresentar o Ernie Bot na sede da Baidu, em Pequim.

O evento mostrou o Ernie Bot respondendo a perguntas sobre um popular romance chinês de ficção científica, realizando cálculos matemáticos, compreendendo dialetos chineses e gerando um vídeo e uma imagem com prompts de texto.

De acordo com a empresa, por ora, o chatbot está aberto apenas para usuários com códigos de convite. Empresas podem se inscrever para incorporar o bot em seus produtos por meio da plataforma de nuvem do Baidu. Alías, 650 empresas já sinalizaram que vão integrar o sistema.

A companhia acrescentou que a ferramenta de IA também será usada para revolucionar seu mecanismo de busca. O mais dominante na China, bem como para aumentar a eficiência em nuvem, carros inteligentes e eletrodomésticos, entre outros negócios.

Ao mencionar o GPT-4, Li admitiu ser um bom produto, mas pontuou que o avanço significa algo muito maior, chegamos a um limite muito alto de tecnologia. “Ernie Bot não é uma ferramenta de confronto entre a China e os Estados Unidos”, esclareceu também, durante o evento.