Você está visualizando atualmente Erupção solar violenta causa ‘apagão silencioso’ de 1 hora na Terra
O sinais de rádio de boa parte do mundo ficaram no escuro por cerca de 1 hora devido a erupção solar

Erupção solar violenta causa ‘apagão silencioso’ de 1 hora na Terra

A erupção solar causou problemas em ondas curtas de rádio em boa parte do planeta

Uma erupção solar de alta magnitude; da classe X1.1, atingiu o planeta Terra na manhã do último sábado (30). A tempestade, que aconteceu na mancha solar AR2994 (abreviação para Active Region 2994), começou as 10h37 (horário de Brasília) e então teve o pico máximo de intensidade cerca de 10 minutos depois.

A explosão, que ocorreu no lado noroeste do Sol em relação à Terra, atingiu o nosso planeta e produziu radiação suficiente para um forte apagão de rádio de ondas curtas. O efeito durou cerca de uma hora, afetando assim regiões do Oceano Atlântico e grande parte da Europa.

O alerta foi dado pela Administração Nacional Oceânica e Atmosférica do Centro de Previsão do Clima Espacial; (National Oceanic and Atmospheric Administration of Space Weather Forecast Group). Quem também capturou o evento foi o Observatório de Dinâmica Solar da Nasa; que conseguiu mapear diferentes comprimentos de onda de luz durante a explosão. Segundo o astrônomo Tony Phillips as erupções solares da classe X são as mais poderosas do Sol.

Em uma publicação no seu site spaceweather.com, o cientista explica que a explosão chegou a disparar uma intensa ejeção de massa coronal (CME) de partículas carregadas. Mas, como a mancha solar AR2994 não estava de frente para a Terra, estas partículas não chegaram a atingir o planeta. A tempestade então aconteceu no mesmo dia do primeiro eclipse solar parcial de 2022, no sábado.

O fenômeno pôde ser observado em algumas regiões da América do Sul, especialmente na Argentina e no Chile; mas também em parte da Antártica e em algumas localidades no Oceano Pacífico, pouco antes ou durante o pôr do sol. Como o eclipse foi parcial, então a lua e o sol não ficaram perfeitamente alinhados.