Ao todo, estão disponíveis 45 vagas por turma na Escola da ALMT. Os interessados podem fazer a inscrição através do site da Assembleia Legislativa
As inscrições para a turma de Educação de Jovens e Adultos (EJA) ofertada pela Escola da ALMT já estão abertas. O exame certificador do EJA é um programa do Governo de Mato Grosso que visa oferecer à população a oportunidade de concluir o Ensino Fundamental e Médio.
A EJA na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), teve início com o propósito de atender servidores da Casa e o trabalho se expandiu, atendendo a comunidade. O programa é realizado há três anos, em parceria com a Escola Estadual Cesário Neto. Na Escola do Legislativo atendem turmas de Ensino Médio, com os mesmos componentes curriculares da Cesário Neto.
Bianca Carvalho, gerente pedagógica da Escola do Legislativo, disse que as vagas variam de acordo com a capacidade da sala de aula. “Em média são 45 vagas disponíveis por curso, e as inscrições são feitas através do site da Escola do Legislativo. Os requisitos para se inscrever é fazer a identificação, e incluir um documento na hora de realizar a inscrição. A cada 6 meses o aluno conclui uma série”, afirmou Bianca.
A coordenadora da EJA na ALMT, Telma Campos, diz que a procura tem surpreendido, em média 40 alunos por sala e o perfil desses estudantes é bastante diverso.
“Temos diferentes perfis de alunos, mas geralmente são pessoas que, por algumas razões não concluíram a educação básica na idade regular. Na sua maioria são trabalhadores e adultos com jornada dupla, alunos que precisam conciliar os estudos com o trabalho e a família, o que torna a flexibilidade um fator essencial”, explicou Telma.
A coordenadora do EJA disse ainda que, alguns jovens abandonam a escola e retornam à sala de aula depois de terem deixado os estudos por dificuldades pessoais. Assim como financeiras ou desinteresse na escola tradicional.
Exemplo
Prestes a completar 65 anos de idade, sr. José Jerônimo da Silva concluiu o ensino médio em dezembro de 2024. Copeiro da ALMT há 2 anos, ele é um dos alunos que formou no ensino médio da EJA, promovido pela ALMT.
Nascido na “roça”, sr. José não teve a oportunidade de estudar. Depois de mais de mais 40 anos sem entrar em uma sala de aula, o copeiro afirma que viu na EJA oportunidade de fazer o ensino médio.
Telma Campos explica que o sr. José é um exemplo de muitos alunos que retornam à escola buscando melhores oportunidades de trabalho. Com a certificação, eles conseguem concorrer a vagas que antes não estavam disponíveis, ter acesso a promoções ou até mesmo iniciar um novo caminho profissional.
“A EJA não é apenas um caminho para o diploma, mas uma porta para novas oportunidades e para a transformação de vidas”, conclui Telma.
Oportunidade
A Escola do Legislativo também está com inscrições abertas para outros cursos presenciais: Constelação Familiar, Clube de leitura em espanhol, espanhol iniciante, inglês conversação, italiano, ortografia, redação oficial, redação para Enem e Teatro Pedagógico. Se interessou? Acesse o site https://www.al.mt.gov.br/institucional/escola-legislativo.