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Esse é o título do primeiro projeto de leitura e escrita realizado pela Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Profª. Sebastiana

Escola Profª Sebastiana realiza projeto de leitura e escrita

Esse é o título do primeiro projeto de leitura e escrita realizado pela Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Profª Sebastiana R. de Souza

O objetivo é incentivar o hábito de ler e escrever, bem como desenvolver atividades em parceria com as famílias das Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Profª Sebastiana R. de Souza.

O projeto iniciado no primeiro semestre deste ano teve a sua “culminância” no último dia 3, com a apresentação para a comunidade escolar dos projetos trabalhados e vivenciados em sala de aula pelos professores com os alunos.

Para a realização da “culminância” do projeto, a escola foi toda decorada pelos professores, alunos e outros funcionários para que o ambiente ficasse o mais agradável possível para receber os convidados.

O projeto iniciou no 1º semestre deste ano. Sueli ressaltou que os estudantes participaram de toda a construção, indo desde a escolha do nome do projeto, através de votação. Indo até a culminância, que ocorreu por meio de apresentações informativas, jornalísticas, poéticas, musicais com a utilização de Libras, danças entre outras.

“No decorrer deste processo os professores foram orientados pela equipe gestora, a trabalharem com gêneros textuais contemplados pela Diretriz Curricular Municipal, nos diferentes anos de escolaridade”, informou a diretora.

Conteúdo e criatividade

Observou também que, inicialmente, os professores trabalharam em sala de aula diversos conceitos. Bem como as características de cada gênero, a fim de que os alunos saibam reconhecer, diferenciar e compreender sua função.

Além da leitura, realizaram atividades para estimular a criatividade, originalidade, interpretação, composição poética/musical, escrita e reescrita de textos, oralidade e apresentação em público.

Assim, trabalhar nos seguintes gêneros textuais em sala de aula com os alunos. Ou seja: receitas, contos infantis, poesias, diários, fábulas, conto dos Ipês, contos de suspense e assombração, notícias e reportagens.

Ao longo do ano, os professores estimularam os alunos a produzirem poemas, poesias, músicas, confecção de cartazes com desenhos livres a punho. Assim com na criação de cadernos com suas biografias, diários, fábulas, murais com ipês e outros.