Programa Alfabetiza MT visa fortalecer a colaboração entre estado e municípios
Quatro escolas municipais de educação básica de Várzea Grande foram agraciadas na terceira edição do Prêmio Alfabetiza MT, iniciativa do Governo do Estado de Mato Grosso. O prêmio totalizou R$ 184.864,54 em recursos financeiros para as escolas vencedoras. Ou seja, EMEB Nair de Oliveira Correia, EMEB Euraide de Paula, EMEB Professora Líbia da Costa Rondon e EMEB Armindo de Arruda Campos.
Além das escolas, o aluno Michel de Almeida da EMEB Júlio Correia, recebeu o prêmio por seu desempenho excepcional em proficiência. Assim também, a professora Vânia Arruda, da EMEB Antônio Gomes da Cruz, recebeu reconhecimento por seu ensino com equidade.
O secretário de Educação, Cultura, Esportes e Lazer, Silvio Fidélis, falou da satisfação de celebrar o sucesso das escolas municipais, aluno e professora, no Prêmio Alfabetiza MT.
“Este reconhecimento é fruto do empenho e dedicação de nossos professores, alunos e de toda a equipe pedagógica. Nosso compromisso com a educação de qualidade se reflete nos investimentos que temos realizado em formação continuada. Esta aquisição de materiais didáticos e na melhoria das condições de ensino. A premiação é um marco que nos motiva a continuar trabalhando com ainda mais afinco para garantir que todas as crianças de Várzea Grande. Assim, tem acesso à alfabetização na idade certa, fortalecendo o futuro da nossa cidade”, disse.
Fidélis explicou que o Programa Alfabetiza MT visa fortalecer a colaboração entre estado e municípios. Com ênfase na alfabetização das crianças até o 2º ano do Ensino Fundamental.
Dados da Seduc-MT
O programa requer uma estrutura de gestão robusta, criação de instrumentos legais e a assinatura de um termo de cooperação técnica pelo governo do Estado e prefeitos. Dessa maneira, assegura às crianças o direito à alfabetização na idade correta.
“O programa busca transformar o contexto educacional, especialmente na fase de alfabetização. Seus objetivos incluem o fortalecimento da gestão escolar, capacitação dos docentes, avaliação do desempenho dos estudantes e geração de incentivos às escolas. O Alfabetiza MT promove a alfabetização dos alunos do 2º ano por meio de formação de professores e uso de material didático complementar (MD), que apoia o processo de alfabetização. Os alunos participam de avaliações contínuas ao longo do ano, culminando em uma avaliação somativa entre outubro e novembro. Com base nos resultados dessas avaliações, as escolas que se destacam em categorias como equidade, desempenho e crescimento premiadas”, detalhou.
Segundo dados da Seduc-MT, ao todo, são 200 escolas selecionadas para receber apoio, com 100 dessas escolas atuando como mentoras para aquelas com menores resultados, promovendo um intercâmbio de boas práticas e melhorias.