O Governo do Estado de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT), lançou língua estrangeira nas escolas Estadual de Educação, que será destaque nesse ano
As escolas estaduais Antônio Epaminondas, em Cuiabá, Honório Rodrigues Amorim, em Várzea Grande, e Jonas Lopes da Silva, em Tangará da Serra, agora serão de tempo integral vocacionadas a línguas estrangeira, com foco em Inglês e Espanhol.
As rematrículas dos estudantes dessas unidades já foram realizadas. No entanto, as vagas remanescentes disponibilizadas (16), e serão efetuadas somente de forma presencial, em horário comercial. “Vamos fortalecer e aprofundar o conhecimento linguístico dos estudantes por meio de uma matriz curricular diferenciada”, disse o secretário de Estado de Educação, Alan Porto. Serão 1.640 horas-aula para o Ensino Fundamental e 3.000 horas-aula para o Ensino Médio.
Alan observa que desde 2020 as escolas vocacionadas são realidade na Rede Estadual de Ensino e agora avançam continuamente na promoção de uma educação que extrapola os limites do conhecimento científico teórico. “Vamos ampliar o leque de possibilidades para esses jovens no mercado de trabalho. A formação em línguas é necessária às atividades como o turismo e o agronegócio, principalmente”.
‘’Essas escolas terão uma rotina diária de atividades das 7h às 16h”, esclarece Mozara Zasso, que assumiu recentemente a secretaria adjunta de Gestão Escolar (SAGR) da Seduc-MT. Ela esclarece que o núcleo articulador vai trabalhar as duas disciplinas com professores nas áreas de espanhol e inglês. “Esses profissionais, portanto, já passaram por processo seletivo e estão capacitados”, completa Mozara, que assumiu a pasta há uma semana.
Escolas estaduais integral e a língua estrangeira
Aliás além das disciplinas da formação geral básica, os estudantes terão aulas na parte diversificada. Ou seja, iniciação científica, protagonismo estudantil, estudo aplicado de língua portuguesa e matemática. Assim como avaliação semanal e eletiva para o ensino fundamental e práticas experimentais. Ainda, estudo orientado, avaliação semanal, projeto de vida (que é o coração da escola integral) e as trilhas de aprofundamento nas áreas de linguagens e ciências humanas.
De acordo com a gestora educacional da Antônio Epaminondas, Luciane Strogulski, a aceitação do projeto pelos pais e estudantes foi imediata. “Um dos pontos que interessou bastante, além das duas línguas, foi a ampliação do número de alunos. Trata-se de uma extensão de conhecimento, não só para outros idiomas, mas também de acesso a outras culturas”, disse.
Para a estudante Nathália Amaral, matriculada no 2º Ano do Ensino Médio da Escola Estadual de Tempo Integral Antônio Epaminondas, a iniciativa favorece o futuro profissional dos jovens. Ela pretende cursar Letras futuramente, e já cria expectativas diante da novidade. “Estou com meus horizontes ampliados, agora, empolgação é o que não me falta”, comemora.
Além dessas três novas unidades, a rede já conta com 14 unidades vocacionadas ao esporte. Além disso, conta com outras 62 escolas de tempo integral em vários municípios.