Esculturas gigantes: a primeira você já ouviu falar, mas será que conhece todas?
Pode chamar de escultura ou estátua. O fato é que essas obras são realmente enormes e de arregalar os olhos. Verdadeiros monumentos construídos pelo homem como símbolos religiosos mas que atraem não apenas seus fieis, pois turistas de todo o mundo visitam os locais dessas esculturas gigantes devido a imponência que elas possuem. Então, é hora de descobrir quais são essas estátuas.
As 4 maiores esculturas gigantes do planeta
Uma das mais clássicas esculturas gigantes inicia a lista: Guanyin. A obra é a representação feminina da Bodisatva da Compaixão, um grande símbolo do budismo. Possui 108 metros de altura. Fica localizada na costa da província de Hainan, próxima do Templo Nashan da cidade de Sanya, na China. Por fim, é considerada a maior representação budista de Guanyin.
A Ushiku Daibutsu (foto acima) é uma das maiores estátuas do planeta, sendo feita toda de bronze! Possui 110 metros de altura e, além disso, um elevador dentro dela para levar turistas e religiosos. É uma representação do Buda Amitaba e fica na província de Ibaraki, no Japão.
A escultura conhecida como Laykyun Setkyar foi feita em homenagem a Sidarta Gautama, chamado de o Supremo Buda. Fica localizada na aldeia de Khatakan Taung, perto Monywa no Mianmar. Com 116 metros de altura sobre um trono de 13,5 metros onde fica o Buda, a obra dessa estátua foi iniciada em 1996, e então se concluiu apenas em 2008. Além disso, outra estátua deitada fica no local, também de Gautama. A segunda obra tem 89 metros de comprimento. Representa a posição em que o Buda teria morrido, mas ninguém sabe se é verdade.
O Buda do Templo da Primavera é o grande vencedor dessa lista. Considerada a maior estátua ou escultura do mundo, tem impressionantes 153 metros de altura. Ela fica na China, no distrito de Henan. A sua localização exata é o Templo Foquan, que foi construído durante a Dinastia Tang. A estátua é o maior símbolo da religião budista já conhecido. A construção do monumento começou em 1997. Por fim, foi concluída em 2008.
Fotos: Divulgação