ESG traz benefícios para o meio ambiente e também para os colaboradores, aumentando a produção e retorno financeiro
Environmental, Social and Governance (ESG), significa em tradução livre (Ambiente, Social e Governança). O termo foi usado pela primeira vez em um relatório de 2004 chamado “Who Cares Wins” (Quem se importa ganha), através de uma parceria do Banco Mundial com a ONU (Organização das Nações Unidas).
O ESG serve, portanto, para a criação de práticas sustentáveis dentro de empresas, seja para o meio ambiente, atividades contra corrupção e também práticas sociais, como licenças maternidade e paternidade estendidas. O ESG vem sendo aplicado cada vez mais por diversas empresas em todo o mundo, incluindo o Brasil.
Em suma um relatório feito pela Itaú Asset chegou a conclusão que as empresas que colocam em prática as questões da ESG mais valorizadas dentro da Bolsa de Valores.
5 benefícios de colocar ESG em prática
Redução de custos: com as mudanças nos hábitos organizacionais em relação ao meio ambiente, a empresa sabe onde e como fazer a redução de custos de maneira prática e viável, fazendo de forma eficiente.
Programas sociais: é possível redirecionar os impostos para programas sociais e culturais, causando um impacto positivo de forma direta a pessoas fora da empresa.
Fortalece a imagem positiva: o ESG ajuda a criar transparência na empresa, causando mais credibilidade e melhorando positivamente a imagem. Isso, inclusive, aumenta a confiança de investidores e acionistas.
Promove engajamento com a equipe: as práticas do ESG preveem investimento em ações positivas e benefícios para a equipe. Por exemplo, licença maternidade e paternidade estendida. Desse modo, gera mais confiança e engajamento para os colaboradores, que passam a se sentir motivados.
Melhora o desempenho financeiro: todo mundo motivado e sabendo onde fazer a redução de gastos. Assim, o retorno financeiro aumenta, já que tudo está engajado, mais funcional e claro.
As práticas ESG não servem apenas para melhorias em relação ao meio ambiente, procurando diminuir impactos ambientais e poluição. Mas também para melhorar a qualidade de vida dos colaboradores e da comunidade que cerca a empresa.