No momento, você está visualizando Especialista ensina dicas para aumentar imunidade
Com a alta incidência de doenças virais, o fortalecimento da imunidade é uma forma de garantir que gripes e outras infecções

Especialista ensina dicas para aumentar imunidade

Com a alta incidência de doenças virais, o fortalecimento da imunidade é uma forma de garantir que gripes e outras infecções não se tornem um problema grave

Algumas práticas associadas ao estilo de vida e alimentação, podem ser decisivas para aumentar a imunidade e ter prevenção de doenças sazonais ou perenes. É o que orienta o imunologista Joel Marcos Pereira, que atende no Hospital São Mateus, em Cuiabá. Ele explica que o corpo humano trabalha no estado alcalino, ou seja, com baixo índice de acidez.

Joel enfatiza, que nas crianças, os cuidados devem redobrados, e a sugestão é que a alimentação se baseie em uma variada ingestão de alimentos saudáveis, principalmente, frutas, legumes e verduras. Também ele orienta para que problemas como alergias sejam diminuídos.

Outra dica para as crianças são banhos mornos e rápidos para evitar desidratação da pele, e a hidratação com cremes específicos, logo após o banho, com a pele ainda úmida.

“Também é importante evitar bebidas geladas que podem piorar as rinofaringites nesta época. Além disso, sempre dormir cedo para terem um ritmo imunológico regular”.

Confira as 6 dicas para a imunidade saudável

O médico imunologista Joel Marcos Pereira ensina que para manter a imunidade saudável, é preciso:

1 – Consumo de alimentos o mais in natura possível, sem industrialização e evitar os embutidos;
2 – Dar preferências aos alimentos integrais com baixo índice de açúcar;
3 – Prática regular de exercícios físicos diários, de preferência ao ar livre, como caminhada, pedalar, leves corridas, entre outras inúmeras possibilidades;
4 – Consumo de água de boa qualidade, de preferência alcalina com ph alto, que ocorre quando está acima de 7;
5 – Sono regular e restaurador, dando preferência para uma rotina com horário estimado para dormir e acordar;
6 – Banho de sol em quantidades mínimas entre 10 e 20 minutos por dia (sem exageros), o que estimula a produção de vitamina D, considerada fundamental para a saúde.

“Fazendo tudo isso, crianças e adultos terão mais saúde e ficarão livres ou protegidos de doenças sazonais ou perenes”, pontua o especialista.