Apresentações acontecem nos dias 25 e 26 de julho no Cine Teatro Cuiabá, com entrada livre
A Companhia Moderno de Dança apresenta em Cuiabá, nos dias 25 e 26 de julho, o espetáculo ‘Na Beira’, uma obra que mistura dança contemporânea, poética amazônica e encantarias dos rios. As sessões ocorrem às 19h no Cine Teatro Cuiabá, com entrada gratuita mediante retirada de ingressos pelo site Sympla.
Criado em 2019, em Belém (PA), o espetáculo tem direção de Luiza Monteiro, resultado de sua pesquisa de doutorado em artes pela Universidade Federal do Pará. Com intercâmbio acadêmico no Canadá, a obra busca traduzir corporalmente os seres encantados presentes nas margens dos rios. Numa interseção entre a prática artística da “dança imanente” e os escritos do poeta João de Jesus Paes Loureiro.
Segundo Monteiro, os bailarinos em cena são também criadores e se expressam a partir de vivências imersivas e coletivas. A montagem já passou por Salvador e Rio Branco e encerra sua turnê nacional em Cuiabá. “Apesar de ser a última cidade da turnê, foi a primeira que escolhemos. Justamente por acreditar na potência do Centro-Oeste”, afirma a produtora executiva Danielle Cascaes.
Oficina e intercâmbio
Além das apresentações, a companhia oferece no dia 26 de julho, das 9h às 12h, a oficina gratuita Encantaria-corpo. Voltada ao público interessado em vivenciar a linguagem corporal e os elementos que compõem a obra. Com vagas limitadas, a inscrição também ocorre via Sympla, neste link.
No mesmo horário e local, o grupo realiza ainda um intercâmbio artístico com o Grupo Tibanaré, voltado à troca de experiências com artistas locais. A ação ocorre na sala Anderson Flores, dentro do Cine Teatro.
O espetáculo integra o Circuito Na Beira: poética, formação e intercâmbio, projeto contemplado pelo Circuito Funarte de Dança Klauss Vianna 2023, com apoio do Ministério da Cultura.
Aviso ao público
A apresentação, contudo, faz uso de fumaça, incensos e efeitos de luz que podem causar desconforto em pessoas com asma, alergias ou fotossensibilidade.