Em comemoração ao Dia das Mães, Cuiabá recebe no dia 12 de maio, no Parque das Águas, o espetáculo Piano Lume, com Dario Scherner
O espetáculo Piano Lume, é uma releitura de espetáculos instrumentais executados há séculos em ambientes cercados por milhares de velas. Um evento encantador que despertará emoções através das canções executadas pelo pianista Arthur Sharnesky. Assim como o saxofonista Fábio Monteiro e com a presença das bailarinas Natália Galvão e Júlia Fernandes. Além de 2,5 mil velas em LED que simulam as texturas originais das velas de cera, trazendo uma visão intimista e romântica aos concertos de forma sustentável.
A atração ocorre em meio ao show de luzes embalado por um conjunto de músicas que deverá compor o espetáculo refletindo um repertório diverso. Desde o clássico erudito ao popular, com presença do rasqueado cuiabano e pelas melhores trilhas de cinema, novelas, clássicos nacionais e internacionais que marcaram época.
Para o idealizador do projeto, o pianista autodidata Dario Scherner, levar um espetáculo tradicionalmente executado em teatros e recintos fechados a um ambiente popular e aberto, promove a aproximação do grande público com as apresentações de piano.
Aliás, o projeto está à disposição do público desde a concepção até a realização. Por isso, foram necessários pelo menos 6 meses de estudo sobre logísticas, montagens e repertório.
Idealizador do espetáculo
Tomado pelo luto da morte do pai, que também era pianista e seu maior incentivador na música, bem como do irmão mais velho, em dezembro de 1991, Dario Scherner abandonou o sonho de aprender música e artes cênicas por um tempo.
Décadas depois, após completar 40 anos de idade, tomou a decisão de democratizar o acesso ao piano. Idealizando e executando o Projeto Piano Gente, desde 2018.
Já realizou mais de 200 apresentações em parques, feiras livres, escolas, praças, hospitais, abrigos de idosos e estádios de futebol. Dessa maneira, tem o reconhecimento em âmbito nacional pelos serviços prestados principalmente para a população vulnerável. Ou seja, aquelas distantes de aparelhos públicos culturais, buscando promover a inclusão através da arte.
Anteriormente apresentado em equipamentos corporativos, o projeto Piano Lume agora lançado como equipamento público acessível à grande população.