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Com o tempo, a maior parte dos estudantes tende a substituir o escrever a mão pela tecnologia, e passa a utilizar dispositivos eletrônicos - Foto: Reprodução/RedesSociais

Estudantes aprendem mais quando escrevem à mão, afirma estudo

Quando estudantes são alfabetizados, ainda criança, aprendemos a escrever usando uma das mãos

Com o tempo, a maior parte dos estudantes tende a substituir a mão pela tecnologia, e passa a escrever prioritariamente usando dispositivos com computadores, tablets e até os nossos celulares.

Mas isso não é exatamente uma boa ideia. Pesquisadores afirmam que fazer anotações à moda antiga, ou seja, à mão, potencializa o nosso aprendizado.

O que acontece quando escrevemos à mão?

A constatação é relativamente simples: escrever à mão parece ativar mais células cerebrais, o isso melhora nossa capacidade de aprender assuntos. “Quando medimos a atividade cerebral de pessoas que escrevem à mão, vemos que elas formam mais conexões no cérebro do que quando escrevem usando um computador”, diz a pesquisadora cerebral Audrey van der Meer, professora de neuropsicologia na Universidade Norueguesa de Ciência e Tecnologia.

Não por acaso, cada vez mais escolas estão voltando a exigir que os estudantes maiores escrevam à mão, ao invés de usar os aparatos tecnológicos. Isso se deve a estudos que mostram o que acontece no cérebro quando se escreve no papel em comparação ao que ocorre quando se usa um computador, por exemplo.

As descobertas do estudo

Um estudo feito em 2020 envolvendo pesquisadores de 19 países, mostrou que crianças norueguesas de 9 a 16 anos são as que mais passavam tempo online, com uma média de quatro horas por dia. Os adolescentes noruegueses de 16 anos ficavam até seis horas online.

Os pesquisadores também analisaram quais eram os efeitos quando os estudantes faziam anotações com uma caneta digital em um tablet. Por fim, notaram que o efeito é o mesmo que teria se você usasse uma caneta ou lápis comum. Isso porque, no processo cerebral, a formação das letras é o mais importante.

A partir disso, a Diretoria Norueguesa de Saúde passou a desaconselhar o uso de qualquer tipo de tela para crianças menores de 2 anos. Já para crianças entre 2 e 5 anos, o tempo recomendado deve ser limitado a uma hora por dia. O argumento é que, como grande parte do aprendizado acontece quando se ainda é bem pequeno, as crianças podem correr riscos em seu desenvolvimento se ficarem muito tempo na frente destes dispositivos.

Os cientistas dizem ainda que escrever usando teclado pode ser prejudicial aos pequenos. Por isso, a dica é estimular que, desde cedo, as crianças sejam estimuladas a realizar atividades com as mãos. “Crianças em idade pré-escolar precisam realizar atividades que exijam habilidades motoras finas. Isso pode incluir escrever, desenhar, colorir, fazer contas ou fazer quebra-cabeças. Muitas crianças mal sabem segurar uma caneta ou lápis”, afirma o pesquisador.