Você está visualizando atualmente ETA Cristo Rei se torna uma realidade em Várzea Grande
ETA Cristo Rei vai possibilitar a independência no abastecimento de água no bairro e região de Várzea Grande

ETA Cristo Rei se torna uma realidade em Várzea Grande

ETA grande Cristo Rei se torna uma realidade e já produz 27,7 milhões de litros/dia no município de Várzea Grande

Centro de uma das regiões mais populosas de Várzea Grande, o Cristo Rei, conta agora com água tratada, de qualidade e sem intermitência. A entrega da Estação de Tratamento e Distribuição de Água – ETA – dará reforço as áreas de saneamento básico e abastecimento hídrico para moradores de toda a região que compreende mais de 72 bairros do grande Cristo Rei. Envolvendo ainda assim o Parque do Lago, Jardim Maringá, Alameda e Ponte Nova, beneficiando cerca de 120 mil moradores.

Esta é a primeira de três novas estações a serem entregues em Várzea Grande na atual gestão. As outras duas serão construídas nos bairros Chapéu do Sol mais precisamente na Barra do Pari, com aporte do Governo do Estado de Mato Grosso. Enquanto que outra é uma unidade no 7 de Maio com recursos do tesouro municipal.

Com o funcionamento da ETA Grande Cristo Rei, as outras três unidades já existentes, na Avenida Júlio Campos; na Ulisses Pompeo e no Distrito de Passagem da Conceição, utilizarão, portanto, suas captações e tratamento para reforçar a distribuição de todas as demais regiões e distritos da cidade.

eta cristo rei várzea grande

“Somente essas três novas unidades produzirão mais de 60 milhões de litros de água por dia. Isso representa dizer que cada um dos 290 mil cidadão e cidadã de Várzea Grande terão a sua disposição, 206,8 litros por dia, quando a Organização Mundial de Saúde (OMS) aponta para uma necessidade entre 100 a 120 litros dia por pessoa”, comemorou o prefeito Kalil Baracat.

Ele disse que ainda serão necessários ajustes, ampliação e recuperação de rede, por isso pede que a população continue dando um voto de confiança. “Temos um compromisso com Várzea Grande e assim vamos trabalhar para trazer o desenvolvimento em todos os setores”, garantiu.

É um avanço muito grande para o município, principalmente para esta região

O presidente do Departamento de Água e Esgoto, Carlos Alberto Simões de Arruda, assegurou que a ETA Grande Cristo Rei é uma estação de altíssima qualidade. Sendo assim, a ETA terá uma qualidade acima do que permite a portaria do Conselho Nacional do Meio Ambiente, o que tranqüiliza o DAE.

“Estamos com uma possibilidade de produzir 320 litros por segundo, o que vai garantir o abastecimento de todo o conglomerado que envolve o grande Cristo Rei, com qualidade e constância mais premente. É um avanço muito grande para o município, principalmente para esta região. Isso possibilita a independência do bairro Cristo Rei na questão do abastecimento de Água”, frisou o gestor.

cristo rei várzea grande

“Antes da ETA Grande Cristo Rei, tínhamos que mandar entre 180 e 200 litros por segundo da ETA Ulisses Pompeo para a região. Agora com essa nova unidade funcionando, teremos uma sobra entre 180 e 200 litros por segundo, o que representa dizer, entre 15.552 milhões até 17.250 milhões de litros de água por dia que irão irrigar os demais sistemas que atendem a toda a cidade de Várzea Grande”, disse o presidente do DAE/VG.

A ex-prefeita de Várzea Grande, Lucimar Sacre de Campos disse que essa obra era uma das mais esperadas pela população. “Conseguimos fazer com que o projeto saísse do papel. Demos início às obras e hoje me orgulho de estar aqui participando da entrega desse importante empreendimento. O prefeito Kalil está atendendo a população, isso reafirma o compromisso e o respeito com a mesma e com a cidade de Várzea Grande”.

Fonte: Várzea Grande