Dias de Campo retoma última etapa e expectativa é reunir cerca de cinco mil pessoas até o dia 14 de julho
Colniza, Porto dos Gaúchos e Água Boa serão os primeiros municípios da última etapa dos Dias de Campo promovidos pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT). Desta terça-feira (28) até 14 de julho, portanto, realizarão 94 eventos em todas as regiões do estado, até oito simultâneos por dia. Sendo assim, a expectativa é reunir cerca de cinco mil pessoas, ao longo da programação.
Haverá Dias de Campo sobre nove cadeias produtivas, ou sejas: bovinocultura de leite, bovinocultura de corte, apicultura, piscicultura; bem como fruticultura, olericultura, cafeicultura, ovinocultura e floricultura. Nos eventos, os produtores rurais poderão esclarecer dúvidas sobre a sua área de atuação; além disso, conhecer outros profissionais do ramo e compartilhar experiências.
As atividades serão em propriedades rurais atendidas pela Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Senar-MT. Desse modo, os Dias de Campo ocorrerão sempre no período matutino, são gratuitos ao público; assim também, tem como foco todos os produtores rurais, mesmo que não sejam atendidos pela ATeG; profissionais da área, bem como parceiros e estudantes. Aliás, os interessados devem procurar o Sindicato Rural que atende cada um dos municípios; em seguida verificar a programação que já está sendo divulgada localmente.
No início do mês, foram realizados os seis primeiros eventos na região oeste que reuniram 300 participantes. De acordo com o coordenador da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), Armando Urenha, a segunda etapa retornará à região oeste que ainda tem previsto 14 Dias de Campo, além dos seis já executados.
“Estaremos presentes simultaneamente em todo o estado, proporcionando assim aos participantes essa oportunidade de estarem reunidos e trocando experiências entre si; ensinando parte técnica de cada cadeia produtiva, primeiros socorros, e acima de tudo sem custo algum”, explica.
Programação
Terça-feira – 28/6
Colniza – cafeicultura
Porto dos Gaúchos – piscicultura
Água Boa – bovinocultura de corte
Quarta-feira – 29/6
Várzea Grande – olericultura
Colniza – bovinocultura de leite
Juara – fruticultura
Nova Monte Verde – bovinocultura de leite
Comodoro – bovinocultura de leite
Dom Aquino – bovinocultura de leite
Alto Araguaia – bovinocultura de leite
Quinta-feira – 30/6
Cuiabá/ Distrito de Aguaçu – olericultura
Cotriguaçu – bovinocultura de leite
São Félix do Araguaia – bovinocultura de corte
Conquista Do Oeste/ Nova Lacerda – bovinocultura de leite
Novo São Joaquim – bovinocultura de leite
Pedra Preta – bovinocultura de leite
Fonte: ASCOM Senar