No momento, você está visualizando Ex-príncipe Andrew é preso no Reino Unido
Ex-príncipe Andrew foi preso hoje no Reino Unido. Detenção aconteceu por suspeita de má conduta em cargo público Foto: Getty Images

Ex-príncipe Andrew é preso no Reino Unido

Ex-príncipe Andrew foi preso hoje no Reino Unido

O ex-príncipe Andrew foi preso no Reino Unido. O irmão dele, Rei Charles 3º, afirmou que recebeu a notícia com preocupação.

O que aconteceu

Detenção aconteceu por suspeita de má conduta em cargo público, de acordo com a polícia do Vale do Tâmisa. Assim, autoridades retiraram o título de Andrew no ano passado, logo após citá-lo nas investigações da morte do bilionário Jeffrey Epstein.

A polícia ainda não informou para onde levaram ele nem se já o ouviram. Nesse sentido, as informações sobre a prisão dele foram confirmadas pelo canal britânico BBC juntamente com o jornal The Guardian.

Autoridades prenderam Andrew no dia do próprio aniversário de 66 anos. Dessa forma, detiveram-no dentro da propriedade de Sandringham, em Norfolk, onde ele mora desde que saiu do Palácio de Windsor, em fevereiro.

Buscas estão sendo feitas em endereços ligados ao ex-príncipe nos condados de Berkshire e Norfolk. De acordo com a polícia, as investigações foram abertas após “uma avaliação minuciosa”.

Prisão acontece pouco após a divulgação de e-mails que supostamente mostram Andrew enviando relatórios oficiais a Epstein. Assim, em 8 de fevereiro, o canal BBC teve acesso a uma série de documentos de 2010 que mostram o ex-príncipe falando ao bilionário informações sobre visitas a Hong Kong, Singapura e Vietnã.

Ele teria, ainda, repassado a Epstein detalhes confidenciais sobre oportunidade de investimento, segundo o canal.

Rei Charles 3º, irmão de Andrew, divulgou um comunicado informando que as autoridades “têm o apoio incondicional” da família real. Ele disse, ainda, que recebeu a notícia de suspeita de má conduta com preocupação e que as autoridades competentes deverão apurar o caso.

“Deixe-me ser bem claro: a lei deve seguir seu curso. Como esse processo ainda está em andamento, eu não comentarei mais sobre o assunto.” Rei Charles 3º, em comunicado.

O ex-príncipe continua negando seu envolvimento nos crimes pelos quais apontaram Epstein. Autoridades abriram uma investigação sobre o assunto.

Ligação com Epstein

O Departamento de Justiça dos EUA divulgou novas fotos em janeiro. Elas mostram Andrew de quatro sobre uma mulher não identificada. Dessa forma, em uma das imagens, o ex-príncipe se inclina e toca o abdome de uma mulher que está deitada no chão. Em outra, ele surge de quatro, pairando sobre ela. Desse modo, o rosto da mulher está censurado nas fotos, impedindo sua identificação.

Não se sabe o contexto das imagens. Em outras palavras, o Departamento de Justiça não informou onde nem quando as fotos ocorreram. A divulgação dos arquivos ocorreu no fim de janeiro e foi repercutida pela imprensa internacional.

Em síntese, os arquivos trazem ainda outras comunicações entre Andrew e Epstein. Entre eles, um convite ao Palácio de Buckingham.

Charles 3º retirou títulos — inclusive o de príncipe — e despejou o irmão em outubro, após uma série de escândalos. Andrew agora é apenas Andrew Mountbatten Windsor, e não príncipe Andrew e nem Alteza Real. Ele passou a viver em uma casa bancada pelo rei.

Jeffrey Epstein morreu em 2019. Ele cometeu suicídio na cela da prisão, em Nova York, enquanto aguardava julgamento por novas acusações de tráfico sexual de menores e conspiração para tráfico sexual.

Fonte: uol